Cientista política comenta alto número de abstenções em Maceió

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2020/11/2353302_ext_arquivo.jpgCientista política comenta alto número de abstenções em Maceió

No Brasil, os maiores colégios eleitorais viram o número de abstenções aumentarem nestas eleições municipais que aconteceram no último domingo (15). Em Maceió, o número de eleitores que não compareceram às urnas no primeiro turno foi de 592.388, entre eles 148.318 não foram votar e 444.070 foram às urnas, mas 14,02% anularam ou votaram em branco.

Ao CadaMinuto, a cientista política Luciana Santana explica que os principais motivos para o grande número de abstenções em Alagoas é o desencanto dos eleitores com a política municipal e a pandemia do novo corona vírus.

“Nas últimas eleições nós já temos observado um aumento na abstenção eleitoral que foi potencializado nessa eleição por causa da pandemia, então quer queira quer não potencializa. A gente tem então fatores explicativos, o próprio desencanto com a política, eleitores que não se sentem motivados pelas candidaturas postas”, diz.

A cientista esclarece ainda que, outro motivo importante para um grande número de eleitores em Maceió não comparecerem as eleições de domingo (15), é o baixo custo de multa e a facilidade para justificar o voto.

“Os custos de não votar no Brasil são muito baixos nessa eleição, além da pandemia houve a possibilidade de justificar o voto pelo aplicativo e também foi autorizado para que quem não conseguisse fazer pelo aplicativo, possa fazer essa justificativa sem qualquer custo ate 60 dias após a eleição. Então isso tudo contribui pelo aumento de abstenção que foi observado na capital, mas também no interior do estado”, explica a cientista.

Author Description

EDIVALDO JUNIOR CAVALCANTI

Sem Comentários ainda.

Participe do debate