JHC muda três secretários; dois serão candidatos, o outro é mistério

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2024/04/carlos-mendonça-filha.pngJHC muda três secretários; dois serão candidatos, o outro é mistério

O prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PL), exonerou, a pedido, três secretários do município nesta quinta-feira, dia 4 de abril. As exonerações, assim como a nomeações dos novos secretários, foram publicadas em edição extra do Diário Oficial de Maceió.

Entre as mudanças, pelo menos dois dos secretários serão candidatos a vereador: a ex-secretária Jeannyne Beltrão (Agricultura e Abastecimento), irmã do deputado federal Marx Beltrão. Ela sai para disputar uma vaga provavelmente pelo PP ou PRD.

Já o ex-secretário Cléber Costa saiu da Pasta da Cultura e Economia Criativa. Ele é vereador e volta para a câmara municipal, desalojando um suplente. Costa será candidato à reeleição, salvo fato novo, pelo PL.

Outro vereador de mandato que está assumindo uma Secretaria – a do Trabalho – é Francisco Salles, mas ele deve continuar no cargo porque já decidiu que não será candidato à reeleição.

Essas mudanças, assim como a saída do secretário de Juventude e Lazer, Caio Bebeto (filho do deputado estadual Cabo Bebeto), já eram esperadas, pois esses nomes são especulados para participar das eleições deste ano disputando uma vaga de vereador.

Inesperada mesmo, até agora, foi a exoneração “a pedido” do filho do deputado federal Alfredo Gaspar de Mendonça: o agora ex-secretário de Habitação do município, Carlos Mendonça Neto.

Oficialmente, a informação é que Carlos deixa a gestão de JHC após 7 meses para se dedicar à estruturação do União Brasil em Maceió. O estranho é que ele faça isso faltando apenas dois dias para o encerramento do prazo de filiações partidárias, ou seja, quando já não há mais tempo hábil para montagem de uma chapa de vereadores pelo partido na capital – se é que esse era o objetivo.

Em paralelo, nos bastidores crescem os rumores de que existe uma crise em andamento entre o grupo do deputado federal Alfredo Gaspar com o secretário de Saúde de Maceió, Luís Romero Farias, que teria sido “oficialmente” indicado pelo próprio Gaspar, embora tenha decidido se filiar, com as bênçãos do prefeito JHC e de Arthur Lira ao PP, enquanto o deputado é do União Brasil.

Há quem acredite que Alfredo pode mudar de planos em relação às eleições deste ano, passando a considerar um possível rompimento com JHC. Quanto a Carlos Mendonça, sim, ele garante que não será candidato a vereador em Maceió. Mas essa é outra história.

Veja quem entrou e quem saiu nas Secretarias nesta quinta-feira:

Secretaria Municipal De Abastecimento, Agricultura, Pesca e Aquicultura – SEMAPA

Exoneração: Jeannyne Beltrão Lima Siqueira

Nomeação: Caio Costa Beltrão

Secretaria Municipal de Cultura de Economia Criativa – SEMCE

Exoneração: Cleber Costa de Oliveira

Nomeação: Paulo Rodrigo Quirino De Oliveira

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional – Semhab

Exoneração: Carlos Alberto Pinheiro de Mendonça Neto

Nomeação: Lucas Alves Cunha Callado

Author Description

Edivaldo Júnior

Sem Comentários ainda.

Participe do debate