Alunos da rede estadual desenvolvem jogos com programação virtual

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/05/Alunos-de-escola-pública.jpgAlunos da rede estadual desenvolvem jogos com programação virtual

Utilizar as tecnologias para deixar o ensino mais atrativo aos estudantes é uma das estratégias utilizadas pelas escolas da rede pública estadual nos últimos quatro anos. A mais recente é a linguagem de programação Scratch. Desde o início do mês, as escolas estaduais realizam o Scratch Day tanto com alunos quanto professores. Trata-se de um evento global que incentiva o desenvolvimento de projetos a partir do Scratch, linguagem de programação criada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) – centro norte-americano referência em pesquisas em engenharia, ciências e tecnologia – e que estimula a lógica e a criatividade dos estudantes. É um dia especial onde eles aprendem a programar de forma divertida.

De acordo com Ednaldo Firmino, diretor do Centro de Ciência e Tecnologia da Educação (Cecite), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no Brasil, o Scratch Day é promovido pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa em parceria com o MIT Media Lab e Fundação Lemann. Em Alagoas, a Seduc abraçou a proposta e tem incentivado suas escolas a promover a ação.

Ferramenta propicia dia diferente e aprendizagem divertida da programação (Foto: José Demétrio)

“Neste dia, os alunos aprendem a programar de forma divertida, criando jogos, animações, dentre outras atividades que estimulem a criatividade e o desenvolvimento do raciocínio lógico. É uma plataforma aberta na internet com projetos de programação em bloco e que permite também a realização de formação com professores, que encontram na plataforma uma forma de enriquecer suas aulas. E você nem precisa estar conectado para realizar estas atividades”, explicou o professor.

Um dia diferente – O Dia Mundial do Scratch é comemorado em 11 de maio, mas até o final deste mês, unidades de ensino estarão realizando atividades. A Escola Estadual João Paulo II, no bairro da Chã da Jaqueira já realizou a atividade.

A gestora adjunta da unidade, Maria Eliete de Souza, explicou que os estudos estão ainda em fase inicial, mas afirma que, apesar do pouco, os resultados são surpreendentes. “Este é o mundo deles e foram bem receptivos. Alguns já conseguiram criar vários jogos, surpreendendo inclusive os professores, além de dar nova vida aos laboratórios. Iniciamos com os professores de matemática, Roberto Pitombeira, e o de inglês, Cristiano Barreto, mas já temos professores de outras disciplinas interessados em associar a ferramenta às suas aulas”, revela Eliete.

O professor Cristiano Barreto também aposta nos ganhos em conhecimento e na evolução dos alunos e conta que o desejo da equipe é chegar ao final do ano com a apresentação de trabalhos desenvolvidos na escola. “O Scratch já trabalha com o raciocínio lógico que o estudante tem que ter, trabalha com a lógica de sequência. Como professor de inglês, também invisto nesta linguagem. Esta mesma lógica pode ser usada em qualquer outra plataforma de programação, pois esta é a base, para, lá na frente, eles se tornarem desenvolvedores de aplicativos, que hoje é uma profissão”, pontua o docente e um dos responsáveis pela oficina.

Conquistas – Fascinados, com olhos na lousa e na tela dos computadores, os estudantes já comemoram os resultados dos primeiros passos. Dentre eles, Maria do Nascimento e William Kauã, ambos do 7ª ano do Ensino Fundamental.

“Eu fiz um jogo, mas ficou de cabeça para baixo. Vou tentar mais vezes, mas já gostei muito”, afirma Mariana. “Muito bom, pois você experimenta coisas novas: usar o computador, fazer ‘animes’. Também aprendi como mexer, fazer um bonequinho andar e falar. Vou continuar tentando até fazer joguinhos, quero fazer um personagem ensinando sobre meio ambiente”, diz William.

Cronograma – Outras escolas estaduais também estão com atividades programadas para a realização do Scratch Day até sexta-feira (31). Dentre elas, Afrânio Lages, Irene Garrido, Rosalvo Ribeiro, Maria Lúcia Lins de Freitas, Gilvana Ataíde, Lafaiette Belo, Laura Dantas, Vitorino da Rocha e Nossa Senhora do Bom Conselho, todas na capital

___
Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate