Braskem pode continuar explorando sal-gema em novas áreas, avalia governo

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/05/renan-filhooo-1.jpgBraskem pode continuar explorando sal-gema em novas áreas, avalia governo

Ainda não se sabe qual o real impacto da paralisação da Braskem na economia de Alagoas. A empresa é à base da cadeia da química e do plástico no estado, que tem cerca de 80 indústrias e gera mais de 20 mil empregos diretos e indiretos.
Mesmo sem uma definição da empresa em relação ao litígio envolvendo as famílias do bairro do Pinheiro (uma população estimada em 30 mil pessoas), o governo do Estado passou a buscar alternativas para evitar o fechamento da fábrica de Cloro e Soda, localizada no bairro do Pontal em Maceió. A indústria, que utiliza o sal-gema para produzir cloro e soda abastece várias outras fábricas e sua paralisação afetaria todo o setor, inclusive fornecedores de insumos (energia, gás), serviços (mão de obra) e produtos.
A opção que vem sendo analisada pelo governo é a continuidade da mineração sal-gema em áreas não habitadas. Foi o que antecipou Renan Filho nessa segunda-feira, 14, em entrevista a jornalistas.
Segundo o governador, existe um espaço para que a Braskem continue operando em Alagoas e o governo irá discutir a situação da continuidade da empresa no estado de forma conjunta.
Além de analisar os aspectos financeiros e a geração de empregos, o governo também vai considerar a questão ambiental, dando prioridade à segurança dos cidadãos nas áreas onde a Braskem opera.
“Isso será um amplo diálogo que com muita transparência. Todos irão acompanhar e vou prioritariamente preservar as vidas. Não vamos permitir que ocorresse em Alagoas o que ocorreu em Mariana e Brumadinho. E partir daí vamos criar as condições econômicas para a Braskem continuar sua exploração desde que não seja em área urbana”, disse o governador.
Ainda na entrevista, o governador adiantou que “apesar de serem dados muitos técnicos, já existe uma informação prévia, que deve ser estudada, para que a extração de sal gema poderá ocorrer em áreas não habitadas”.

___
Blog do Edivaldo Júnior

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate