Governo deve atuar para evitar crise no setor leiteiro de AL, diz Paulo Dantas

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/05/produtores-editada-1.jpgGoverno deve atuar para evitar crise no setor leiteiro de AL,  diz Paulo Dantas

Marcado por amenidades e “traduzido” como um encontro “social”, o almoço oferecido pelo governador Renan Filho, no Palácio dos Palmares, para os deputados estaduais na sexta-feira, 3,abriu espaço para a apresentação de demandas pontuais do setor leiteiro de Alagoas ao governo.

O deputado estadual Paulo Dantas (MDB), 1o secretário da Assembleia Legislativa de Alagoas, aproveitou o encontro para apresentar ao governador Renan Filho algumas reivindicações do setor.

“Recebemos os produtores na quinta-feira, numa reunião na Assembleia Legislativa. Eles estão preocupados com uma sobretaxa no ICMS de 6% que passou a ser cobrada pelo governo de Pernambuco. Essa medida agrava a crise que vem sendo enfrentada pela cadeia produtiva do leite em Alagoas”, aponta Paulo Dantas.

De acordo com os produtores, Alagoas comercializa cerca de 120 mil litros de leite por dia para a Lactalis, que tem uma indústria sediada em Bom Conselho, Pernambuco.

O temor dos produtores é a empresa reduza a compra do produto alagoano, em função da sobretaxa. “Isso prejudicial para nós, porque não temos para onde fornecer esse excedente”, diz o presidente O presidente da Câmara Setorial do Leite, André Ramalho.

Além desta questão, Paulo Dantas também pediu ao governador a atualização dos pagamentos e a manutenção do programa do leite em Alagoas. “O setor vive uma crise que também é agravada por atrasos nestes pagamentos. O governador ficou de colocar tudo em dia. No caso da sobretaxa, Renan Filho vai entrar em contato com o governo de Pernambuco para ver o que pode ser feito, além de acionar o secretário da Fazenda, George Santoro, para estudar medidas que protejam o setor em Alagoas”, pondera.

Sobre a Lactalis

Lactalis é uma multinacional francesa de produtos lácteos, de propriedade da família Besnier. A sede da empresa localiza-se em Laval, Mayenne. É o maior grupo de laticínios do mundo, e é o segundo maior grupo de produtos alimentícios na França.

A companhia é dona das marcas Itambé, Sorrento, Société, Bridel, Président, Rachel’s Organic, Parmalat, Valmont, Êlege e Batavo.

A Lactalis possui 100 fábricas no mundo. Com a aquisição dos ativos da BRF, a empresa passou a ter 17 fábricas no Brasil.

_____
Blog do Edivaldo Júnior

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate