Dia Mundial da Diabetes é celebrado com ação na Praça Centenário em Maceió

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/11/WhatsApp-Image-2018-11-14-at-12.06.18.jpegDia Mundial da Diabetes é celebrado com ação na Praça Centenário em Maceió

Criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data só se firmou oficialmente em 2007, após aprovação das Nações Unidas em dezembro de 2006.

O Dia Mundial da Diabetes (World Diabetes Day) é comemorado no dia 14 de novembro e coincide com o aniversário de Frederick Banting que, Juntamente com Charles Best, criou a primeira ideia que levou à descoberta da insulina em 1922.

O círculo azul é o símbolo que representa a diabetes e a união de todo o mundo no objetivo de encontrar a melhor forma de lidar com a doença. As campanhas desenvolvidas nesse dia pretendem consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas de prevenção.

400 milhões de pessoas no mundo sofrem de diabetes e 5 milhões morrem por ano devido a esta doença. Um em dois adultos com diabetes não está diagnosticado. De acordo com o Ministério da Saúde, 670 mil milhões de dólares são gastos por ano com o tratamento da diabetes.

Em Maceió a data foi lembrada por uma ação do Hospital Ib Gatto Falcão, hospital público de Rio Largo. Durante a manhã dessa quarta-feira uma equipe multidisciplinar esteve na Praça do Centenário, no bairro do Farol, estimulando o diálogo com a comunidade da região metropolitana, conscientizando as pessoas para os perigos da doença e revelando as formas de prevenção. Dona Wilma, moradora do Tabuleiro, foi uma das abordadas pela equipe do “Expresso da Saúde” do HOSPIGAF. “Eu nunca imaginei que era diabética! Agora vou procurar um médico e me trata, afirmou a dona de casa. O “Expresso da Saúde” esteve na segunda-feira da semana passada na Cachoeira, na quarta no Centro de Rio Largo, na sexta-feira, dia 09 de novembro, na Academia da Saúde, na Mata do Rolo, e a gente notou que as pessoas não sabem, ou não estão preocupadas com o avanço da doença”, disse Eluana Cavalcante, chefe da equipe multidisciplinar do Hospital Ib Gatto Falcão.

Nas visitas as localidades, a equipe oferece serviços como ginástica laboral, testes glicêmicos, aferição de pressão, distribuição de camisinhas e rodas de conversa sobre saúde e o atendimento que o HOSPIGAF está oferecendo em Rio Largo.

Em tempos de dificuldades para se conseguir leitos para internação e cirurgia nos hospitais do estado de Alagoas, o Hospital Ib Gatto Falcão – HOSPIGAF, está anunciando a liberação de 42 leitos e mais 17 para urgência e emergência. O hospital está atendendo Clínica Médica, Saúde Mental, Pediatria e realizando partos. O paciente também pode fazer exames laboratoriais e raio x. O hospital conta ainda com serviço social e equipes de nutrição, fisioterapia e psicologia. O Hospital Ib Gatto Falcão tem capacidade de fazer 12 cirurgias obstétricas por dia e internar sete bebês nos leitos de UCI neonatal. “Novas posturas foram adotadas nas áreas administrativa, médica, clínica, hotelaria, gestão de pessoal e relacionamento com o cliente paciente, tudo em nome do bom atendimento”, afirma Sandra Gico, Diretora Técnica.

Equipe voluntária do Expresso da Saúde

– Eluana Cavalcante (Coordenadora de Assistência Multidisciplinar e Líder do Grupo)

– Renata Castro (Coordenadora de Nutrição e Dietética)

– Alisson Santos (Técnico de Segurança do Trabalho)

– Fabiana Monteiro (Coordenadora da SCIRAS)

– Henrique Mendes (Técnico de Enfermagem)

– Clausenys César (Coordenador Administrativo)

– Marla Albuquerque (Diretora Médica do Ib Gatto Falcão)

Expresso da Saúde na Praça do Centenário – Maceió – das 08 às 11:30 horas

Telefone de contato do HOSPIGAF 3261 2414 (falar com o serviço social)


Assessoria

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate