Dia de Campo fortalece setor de ovinocultura em São José da Laje

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2017/11/dia-de-campo-7.pngDia de Campo fortalece setor de ovinocultura em São José da Laje

Buscando uma alternativa viável para o produtor rural, os criadores da região da zona da mata de Alagoas estão apostando, cada vez mais, no mercado da ovinocultura. O primeiro dia de campo sobre a cadeia, em São José da Laje, reuniu não só criadores do município, mas diversos outros de estados vizinhos, como Pernambuco. A proposta do evento é fomentar a cadeia produtiva na região.

Os produtores da localidade acreditam que a atividade é uma opção com grande potencial para o local, devido a grande procura da carne ovina no país.

O secretário da Agricultura de São José da Lage, Roger Cavalcante destaca as vantagens de investimento no setor. “Algo muito interessante dentro do mercado da ovinocultura é o leque de opções disponíveis para o investidor, seja ele o pequeno ou o grande. O ciclo da criação de ovinos é rápido para o agricultor, os resultados são imediatos. Tudo isso faz com que esse produtor tenha incentivo suficiente para permanecer no campo e nessa linha de produção”, afirma o secretário da Agricultura.

Ainda de acordo com o secretário, o município de São José da Laje vem investindo bastante na cadeia de ovinos, ajudando o produtor no desenvolvimento e crescimento da atividade. O município está trabalhando também na criação de uma associação dos criadores de ovinos e caprinos.

“Nós temos um programa em desenvolvimento para ser apresentado, que fornece todo o suporte técnico e necessário para os agricultores no município. Já realizamos palestras sobre a cadeia produtiva, e a nossa proposta é alavancar o ramo na região tanto quando possível”, declara Roger Cavalcante.

Para o criador Marcos Vasconcelos, que possui matrizes mestiças das raças Santa Inês com Dorper, a atividade da ovinocaprinocultura foi a oportunidade para manter-se como produtor, devido a rapidez de escoamento de produção. Porém, ressalta ainda que a maior dificuldade na criação de ovinos é fazer com que os próprios produtores entendam que esses animais necessitam de cuidados diferentes de outras raças agrícolas.

“O produtor precisa entender que o ovino não é um animal bovino, por exemplo, pois não possui a mesma resistência física. Nós possuímos uma área úmida, então precisamos trabalhar para preservar mais esse animal, com uma alimentação de maior qualidade. Então é necessário entender que essa raça precisa de cuidados específicos, com condições favoráveis a sua criação”, conta o criador Marcos Vasconcelos.

O criador Gilson Marques, do assentamento Caldeirões em São José da Laje, destaca a importância de um evento como o Dia de Campo para os produtores. “O evento é o que nos ajuda a trocar experiências. Nele, nós tiramos dúvidas sobre doenças, e aprendemos novas técnicas, nos incentivando a melhorar a produção”, complementa o criador.

Assessoria

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate