PT quer assumir a Secretaria de Educação de Alagoas

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2017/11/8700605016_ab729dbdfa_b.jpgPT quer assumir a Secretaria de Educação de Alagoas

O PT abriu formalmente as negociações com o secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias, sobre o retorno do partido à base do governador Renan Filho.

Foi uma conversa que passou, num primeiro momento, por discussão de cargos e por uma alinhamento político. Nada será decidido antes de uma nova reunião com o governador Renan Filho, que só deve acontecer na próxima semana.

O presidente do PT em Alagoas, Ricardo Barbosa, diz que primeiro se estabeleceu premissas para aliança. Mas admite, como vem sendo comentado nos bastidores, que foi sugerida sim a indicação de um petista para a Pasta Educação.

“Nós reivindicamos sim. E porque não?”.

Pedir é uma coisa. Levar é outra. Apesar da sugestão, Barbosa é taxativo: “isso não significa que estamos impondo alguma coisa. Estamos reivindicando, com todo o direito, sabendo que o governo e o governador tem todo o direito de aceitar, não aceitar e propor alternativas. Iniciamos as conversas a esse respeito, mas sem definições. Nos próximos dias isso estará definido”, pondera.

A premissa estabelecida entre PT e governo tem relação “com o projeto politico que está guiando a reaproximação com o governo. Eleições de 2018, Lula e o projeto estratégico dos petistas alagoanos – que passa pela reeleição de Paulão para a Câmara dos Deputados e a eleição de deputados estaduais – estão no centro das discussões.

Mas o partido considera que uma vez estabelecida a aliança, a participação no governo é um caminho natural.

“Também faz parte da premissa ocupar no governo um espaço que corresponda ao tamanho e importância politica do PT neste atual cenário”, aponta Barbosa.

Um movimento complexo

Impossível não é. Mas pouco provável, no cenário atual, que Renan Filho mude a Educação. Luciano Barbosa, além de vice-governador do Estado, tem sido considerado pelo próprio governador como “um excelente secretário de Educação”.

Resta saber onde o governador poderá acomodar o PT.

Não existem hoje muitas opções “disponíveis” com o perfil petistas. As duas secretarias já ocupadas pelo partido no atual governo estão bem distribuídas. Assistência e Desenvolvimento Social com os Pereira e Trabalho com PTB e PRP, dos Albuquerque.

As demais pastas políticas estão com Marx Beltrão (Semarh), Carimbão (Seprev), PCdoB (Selaj), PTC (Seagri), Ronaldo Lessa (Sedetur) e PPS (Secti). Só para citar alguns exemplos. Será para Renan Filho um movimento complexo. Ou muda uma Pasta “técnica” ou terá de fazer uma reengenharia política.


Edivaldo Júnior

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate