Preços internacionais dos alimentos caem em outubro

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2017/11/chamada-alimentos-sazonais.jpgPreços internacionais dos alimentos caem em outubro

Os preços internacionais dos alimentos básicos caíram em outubro passado 1,3% em relação a setembro, influenciados sobretudo pelo barateamento dos produtos lácteos, informou nesta quinta-feira (2) a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

A FAO afirmou em comunicado que o índice que mede a evolução dos preços dos cereais, dos lácteos, da carne, dos óleos vegetais e do açúcar ficou em 176,4 pontos.

Esse nível médio supera em 2,5% o registrado em outubro de 2016, se bem que é 27% inferior ao recorde histórico atingido no começo de 2011.

Os lácteos foram os produtos cujo preço caíram em maior porcentagem (4,2% mensal), o que representa sua primeira queda desde maio passado.

A FAO explicou a tendência devido ao atraso das compras dos importadores de manteiga e leite em pó, à espera de novas provisões da Oceania, assim como pela pouca demanda e pelas amplas reservas de leite desnatado em pó na União Europeia (UE).

Os preços de óleo vegetal caíram 1,1% nesse período devido às perspectivas positivas de produção de óleo de palma e soja.

A carne ficou 0,9% mais barata em relação a setembro por causa de uma maior concorrência entre os exportadores de porco, e o açúcar, 0,7%, devido à desvalorização do real, às expectativas de colheitas mais abundantes na UE e ao aumento da produção na Rússia.

Os únicos preços que subiram em outubro foram os dos cereais, precisamente 0,4%, no meio das previsões que mostram que a produção mundial poderia atingir este ano um novo recorde, superando levemente o patamar máximo de 2016.


G1

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate