Sedetur promove ciclo de oficinas de sustentabilidade

Sedetur promove ciclo de oficinas de sustentabilidade

O ano de 2017 é considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. Como parte das ações voltadas ao tema, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) realiza, em parceria com o Costa dos Corais Convention e Visitours Bureau, um ciclo de oficinas de sustentabilidade em vários pontos da Região Norte do Estado.

Na quarta-feira (23), aconteceu a segunda oficina de sustentabilidade, dessa vez em Passo de Camaragibe. Empresários do turismo na região e as secretárias municipais de turismo das cidades de Passo de Camaragibe, Paula Tavares, e de São Miguel dos Milagres, Carol Lessa, estiveram no Hotel Fazenda Cambará debatendo as questões do segmento voltadas ao tema.

A oficina, comandada pela consultora e palestrante Fernanda Maia, tem o objetivo de traçar projetos que auxiliem os empresários e trade turístico na execução de ações voltadas ao turismo sustentável.

“O objetivo maior é trazer o conceito da Agenda Internacional 2030 da ONU para a estrutura local. A agenda determina 37 objetivos e 136 metas a serem atingidas até 2030, no que se refere à sustentabilidade. Alguns deles foram herdados da agenda de 2015 que não foram cumpridos. Aqui, pelas questões locais e geográficas, as ações precisam vir pela mão do turismo, considerando também o fato do ano de 2017 ser o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento”, conta a consultora.

Ainda segundo a especialista, o ideal é que os objetivos da agenda sejam atendidos pelos projetos locais. “Estamos buscando desenvolver no local pequenos projetos a serem executados pela comunidade, utilizando os principais objetivos dessa agenda, adaptando para nossa realidade. O prazo para definição desses projetos vai até dezembro”, explica Fernanda Maia.

A primeira edição da oficina, realizada em Paripueira no dia 16 de agosto, reuniu cerca de 30 pessoas. “Lá nós tivemos participação de grupos de educadores, pescadores e instituições ambientais. O mais significativo foi o empenho demonstrado por eles em atuar em prol da sustentabilidade”, ressaltou a consultora.

O ciclo de oficinas de sustentabilidade se estende até o mês de setembro e ainda passará pelas cidades de Porto de Pedras, Maragogi e Porto Calvo.

Agência Alagoas

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate