Seagri faz pleito a ministro para fornecimento de milho a pequenos agricultores

Seagri faz pleito a ministro para fornecimento de milho a pequenos agricultores

Em audiência com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, na quarta-feira (29), em Brasília, o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas, Álvaro Vasconcelos, fez uma solicitação para que o governo federal, por meio da Conab, faça distribuição de milho aos pequenos produtores rurais de Alagoas.

Vasconcelos explicou ao ministro que a falta de chuvas nas regiões do Estado de Alagoas, notadamente no Sertão e no Agreste, tem causado enormes prejuízos aos produtores rurais, principalmente aos ligados à agricultura familiar.

“São seis anos de estiagem em Alagoas e os prejuízos são significativos para os produtores rurais e, ainda, para a economia alagoana”, enfatiza o secretário.

Durante a reunião ordinária do Conselho Nacional dos Secretários da Agricultura (Conseagri), os gestores estaduais reivindicaram ao ministro Maggi o aumento dos recursos que serão destinados ao seguro rural e à armazenagem no Plano Agrícola e Pecuária 2017/2018.

Vasconcelos informa ainda que durante o encontro do Coseagri com Maggi, o colegiado solicitou por meio de documento que o governo federal facilite o acesso ao crédito de investimento.

De acordo com Vasconcelos, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, afirmou que o governo federal busca a ampliação dos recursos, especialmente para armazenagem, devido à estimativa de uma safra de grãos de 222 milhões de toneladas.

Financiamento

Ainda em Brasília, Vasconcelos buscou junto à bancada federal de Alagoas apoio visando à suspensão do pagamento dos financiamentos bancários dos produtores.

O secretário destaca ainda que, além da ajuda que vem sendo buscada em Brasília, junto ao governo federal, o governo de Alagoas tem feito ações para amenizar o sofrimento dos produtores rurais, que estão convivendo com a falta de chuvas que persiste há seis anos.

“Por meio do Fecoep, o governo de Alagoas está incentivando e apoiando projeto de produção de forragem irrigada no entorno do Canal do Sertão, na compra de sistema de irrigação”, afirma Vasconcelos.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate