Sebrae e CDL lançam campanha para limpar nome de devedores

A campanha de recuperação de crédito ‘Nome Limpo, Nome Bom’ está de volta às praças e municípios de Alagoas. O lançamento, na manhã desta quarta-feira (22), reuniu na sede do Sebrae em Alagoas representantes de diversas entidades empresariais de todo o estado para uma sensibilização e reforço da importância desse movimento, promovido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Alagoas (FCDL/AL) em parceria com o Sebrae em Alagoas e o Banco do Nordeste para renegociação de dívidas e nova oferta de crédito no mercado, retomando o consumo.

Durante a próxima semana, de 27 a 31 de março, representantes das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) estarão nas principais praças de cada cidade com estandes e equipes voltados para oferecer consulta aos bancos de dados SPC/Serasa, mediante apresentação de documentos originais de identificação (RG e CPF). Caso seja identificada a situação de inadimplência, o consumidor será orientado sobre como negociar o débito, enquanto a empresa em questão será comunicada pela CDL sobre a intenção de resolução da pendência.

O Sebrae em Alagoas será parceiro direto nesse momento, estando presente na estrutura da CDL em Maceió – duas vans no Calçadão do Comércio, na região da antiga Lobrás – e em Arapiraca, Delmiro Gouveia e Penedo, municípios que contam com Escritórios Regionais do Sebrae. Serão ofertados os serviços de consultoria e atendimento empresarial, ao lado da consulta e orientação da Câmara Lojista.

A campanha defende uma negociação direta entre devedor e credor, incluindo percentual de desconto da dívida, parcelamento ou abatimento de juros. Os benefícios contemplam as duas partes: o consumidor limpa seu nome e a empresa recebe recursos em caixa. A primeira edição da campanha ‘Nome Limpo, Nome Bom’, uma inovação da FCDL alagoana criada em 2015, foi tão positiva que foi copiada por outras federações no país.

“A ‘Nome Limpo, Nome Bom’ já faz parte do calendário da Federação, pois os lojistas receberam de braços abertos, e esperamos o mesmo para este ano. Eles vão receber um crédito que não estavam esperando, principalmente em uma situação de adversidade da economia como o país está atravessando. O lojista precisa do dinheiro e o consumidor precisa do nome limpo para poder comprar mais no comércio”, destacou o presidente da FCDL/AL, José Leonardo Costa Marques.

A proposta de aumentar o ciclo de geração de negócios e, em consequência, aquecer a economia, foi reforçada pelo presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae em Alagoas, Kennedy Calheiros, ao apontar que o comércio é o elo entre o setor produtivo e os consumidores.

“O setor comercial, seja o microempreendedor individual, o pequeno negócio ou as empresas de maior porte, necessita que o consumidor tenha crédito. As pessoas passam por algum revés em seu orçamento familiar e não honram com os pagamentos, mas estão dispostos a saná-los, porque eles precisam voltar a consumir. Implantar essa campanha é de suma importância porque temos pessoas que se organizaram, já estão em condições de pagar o débito, mas o diálogo não está bom, seja pelos juros altos ou pelas ações punitivas”, ponderou Kennedy, que também preside a Associação Comercial de Maceió, convidando os empresários a se abrirem para o diálogo.

Orientação financeira

Outro aspecto da campanha é o de orientação sobre orçamento e boa utilização do crédito. Em cada posto de atendimento, também serão distribuídas cartilhas que relembram e reforçam critérios de educação financeira, uma demanda latente da sociedade brasileira, como lembrou Kennedy Calheiros.

“Nós não temos uma matéria escolar de educação financeira, então as pessoas se complicam, muito mais nesse momento difícil de crise econômica. Devemos incorporar isso na formação das novas gerações, já que as antigas não tiveram. Não interessa a nenhum empresário ter uma clientela preocupada e endividada”, ressaltou.

No aspecto de retomada do consumo e da dignidade do nome limpo, o evento de lançamento foi fechado com a palestra ‘Virando o Jogo’, ministrada por Bruno Miranda e Emerson Tokarski.

“Viramos o ano com um sentimento de mudança mesmo, para iniciar 2017 com outro pensamento, voltado para renovar as forças, limpar o nome, aquecer o mercado, vender. Realmente, virar o jogo e não pensar mais em crise, pensar em solução. Nosso pensamento de agora em diante é deixar a crise de lado: o olho do furacão já passou e a gente vai ter que arregaçar as mangas e olhar para frente, tentar fazer hoje o que queremos colher amanhã”, incentivou Bruno Miranda.

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Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

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