Na disputa pela Uveal, PSDB tenta barrar “hegemonia” do PMDB em AL

Na disputa pela Uveal, PSDB tenta barrar “hegemonia” do PMDB em AL

A eleição em torno da nova diretoria da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal) pode antecipar uma disputa entre o PMDB e PSDB. Em grupos e com interesses diferentes na política alagoana, os dois partidos protagonizam uma “guerra” nos bastidores que deve se prolongar até as eleições de 2018.

O registro de chapas para a diretoria da Uveal será realizado até amanhã. O cenário hoje remete a uma disputa entre um candidato do PMDB – provavelmente Fabiano Leão, de Arapiraca – e um candidato do PSDB, Diomedes Rodrigues (Pão de Açúcar).

O secretário-geral do PSDB de Alagoas, Claudionor Araújo, vê na disputa na Uveal uma tentativa para impedir a “hegemonia” do PMDB na política alagoana: “entramos na disputa porque observamos que a Uveal ficou uma entidade amorfa. Depois apareceram 5 candidatos do PMDB. Respeito muito o PMDB, mas eles tem o governo de Alagoas, que é do PMDB, a Assembleia Legislativa, que é do PMDB, a AMA, do PMDB e eles querem porque querem a Uveal. Nesse caso, a entidade não está sendo representativa dos vereadores, e sim de um grupo político. Os vereadores do partido (PSDB) enxergam desta forma. Por isso entramos nessa luta”, aponta.

Do “outro lado”, o que se constrói agora – pelo que se sabe – é uma chapa para unificar alguns grupos

Em nome do consenso, alguns pré-candidatos estão retirando as candidaturas. É o caso de Anízio Amorim, vereador do PMDB de Murici.

“Entendemos que surgindo um nome de consenso seria melhor para a entidade que vive, como todos sabem, um momento de fragilidade. Dos 102 municípios, em fevereiro pagaram só 56 cidades contribuíram com a entidade. Acredito que a Uveal é maior, é superior e por isso aceitei a sugestão de retirar minha candidatura para ter um nome de consenso”, diz Anizão.

Tb pesou a favor do consenso, reconhece Anízio, a complexidade da eleição da Uveal. Para registrar uma chapa, é preciso ter 69 vereadores, todos de Câmaras Municipais que estejam adimplentes com as contribuições com a Uveal.

O nome de consenso seria – ou será – o do vereador Fabiano Leão, do PMDB de Arapiraca. A conferir.

_

Edivaldo Junior

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate