Ministro deve anunciar recursos para prefeituras em reunião na AMA

Ministro deve anunciar recursos para prefeituras em reunião na AMA

Dois ministros, a bancada federal de Alagoas e 102 prefeitos são esperados em reunião, na próxima segunda-feira, 13, pela manhã na sede da Associação dos Municípios Alagoanos.

A expectativa é que seja anunciada a liberação de recursos para ações emergenciais contra a seca pelo Ministério da Integração, avisa o presidente da AMA, Hugo Wanderley.

Além do ministro Hélder Barbalho, também está confirmada a agenda com o ministro do turismo, Marx Beltrão e com o senador Renan Calheiros: “vamos fazer uma reunião com todos os prefeitos, com o senador que agendou o encontro com os ministros e com deputados e senadores da bancada federal”, aponta Wanderley.

O encontro também vai contar com participação de secretários de estado.

No caso do Turismo, avisa Hugo Wanderley, a estratégia já definida com Marx Beltrão é de ampliação do mapa turístico dos municípios alagoanos: “atualmente apenas 28 cidades do estado estão no mapa turístico do ministério. O ministro já avisou que vai ampliar para o máximo possível. Isso porque só recebem recursos extraorçamentários os municípios que estão no mapa”, explica.

Com Hélder Barbalho, o que se espera é que o ministro, além de garantir recursos para obras emergenciais também anuncie recursos para a compra de bagaço de cana: “o bagaço distribuído pelo governo de Alagoas com os produtores rurais acabou e é preciso que seja distribuído mais. Hoje, essa é a principal fonte de alimentação dos rebanhos, principalmente no agreste e sertão do estado”, aponta Hugo.

Nessa quarta-feira, 8, Hugo participou de reunião com o governador Renan Filho e Hélder Barbalho, em Brasília. “No encontro o ministro garantiu recursos para a continuidade das obras do canal do sertão e para o reforço na adutora da bacia leiteira. Esperamos que ele anuncie mais recursos na próxima segunda-feira além dos programas e ações disponíveis no ministério, recursos para os municípios”, adianta Wanderley.

Segundo Ricardo Filho, secretário Nacional de Irrigação, do Ministério da Integração, Barbalho deve anunciar recursos para a Defesa Civil, contemplando municípios inseridos no decreto de emergência de seca no estado. Ao todo 77 dos 102 municípios alagoanos encontram-se em situação de calamidade.

_

EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate