Projeto de coleta seletiva do TJ contribui com renda de 18 famílias de catadores de resíduos

Projeto de coleta seletiva do TJ contribui com renda de 18 famílias de catadores de resíduos

O Tribunal de Justiça de Alagoas continua sensível à necessidade de colaborar com o sustento das 18 famílias de catadores de materiais recicláveis da Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (Cooplum), que recebeu 4,5 toneladas de materiais recicláveis, entre junho e dezembro de 2016. O material foi coletado entre servidores da Corte estadual.

A sensibilização dos servidores em prol do consumo e descarte conscientes dos resíduos sólidos tem mobilizado mais pessoas a contribuir com a iniciativa. Além de auxiliar na preservação do meio ambiente e solidariedade, os dois servidores que cumulam maior quantidade de material são premiados ao fim de cada mês.

“No projeto temos o fato de consumir conscientemente, pois os servidores contribuem com a questão da conservação do meio ambiente, além da parte solidária que pesa muito”, explicou Alexandre Moraes, gestor do projeto.

O recebimento dos resíduos coletados na sede do TJ/AL acontece às segundas e terças-feiras, das 7h às 9h30 e das 13h às 14h30. Nas segundas, a entrega deve ser feita no estacionamento interno do Tribunal. Já nas terças-feiras, na garagem do subsolo.

Além do que é trazido pelos servidores, são coletados materiais descartados nas salas e dependências do prédio-sede, que contam com lixeiras em duas cores de sacos plásticos. No saco preto, o servidor deve descartar lixo orgânico e não reaproveitável. Já no azul, os materiais reaproveitáveis.

Ampliação para outras unidades

De acordo com Alexandre Moraes, há previsão de ampliação para outros setores do Poder Judiciário de Alagoas. “Pretendemos implementar a coleta seletiva também no Fórum da Capital e na Esmal. Mas, para isso, faremos uma apresentação de aditivo ao projeto, para que possamos planejar e executar o projeto. Na sede do TJ, a gente deve ter mais um dia de coleta”.


Dicom – TJ/AL

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate