Sedetur implementa modelo de negócios para horticultura

Sedetur implementa modelo de negócios para horticultura

Gestores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com o Sebrae/AL, iniciou, nesta terça-feira (27), a implementação de metodologia de plano de negócios na Associação do Gongo, no município de São Sebastião, a 128 km de Maceió.

Na ocasião, a Sedetur acompanhou a aplicabilidade da metodologia Canvas, uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes, desde a concepção até a entrada no mercado.

A Associação Gongo, de São Sebastião, trabalha com horticultura. A ideia foi desenvolver estratégias, através da metodologia Canvas, para trabalhar a horticultura enquanto negócio – quem é o mercado consumidor, qual a quantidade vendida, a produtividade da associação e qual o tipo de produto diferenciado que pode ser colocado no mercado.

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Sedetur, Giselle Mascarenhas, o plano de 2016 da Sedetur possui metas objetivas em relação à condução do Programa de Arranjos Produtivos Locais, o PAPL, e uma delas é apostar nos planos de negócios para os grupos organizados identificados nos APLs.

“Desde junho de 2016, visitamos comunidades, associações e cooperativas apoiadas pelo Estado e pelo Sebrae/AL e traçamos planos de negócios com todos esses grupos. Hoje, com a aplicação da metodologia Canvas, estamos complementando o processo, aprimorando os planos de negócios”, explicou Giselle.


Ascom Sedetur

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate