Governo de AL realiza Dia de Campo sobre soja, em Campo Alegre

Evento acontece na Fazenda Ribeira, em área plantada com 200 hectares do grão
Governo de AL realiza Dia de Campo sobre soja, em Campo Alegre

O Governo de Alagoas realiza, no próximo dia 4 de outubro, na Fazenda Ribeira, no município de Campo Alegre, o segundo Dia de Campo sobre a Soja, com a participação de técnicos, produtores, fornecedores de máquinas e fertilizantes, instituições bancárias oficiais e o sistema produtivo como um todo.

A área cultivada, de propriedade do engenheiro agrônomo Geraldo Tenório, era tradicionalmente plantada com cana de açúcar e atualmente mantém 200 hectares, diversificando a cultura e tendo uma excelente adaptabilidade da cultura da soja na região, em área de renovação da cana.

Como informa o superintendente do Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Hibernon Cavalcante, atualmente a área vem cultivando cinco variedades de soja, e que apesar das dificuldades climáticas, a produção tem obtido sucesso, atingindo entre 30 a 40 sacas por hectare, dependendo da variedade.

“Poderia ter uma produtividade ainda maior, desde que a distribuição de chuvas fosse regular”, reconhece o técnico da Seagri.

Segundo Hibernon Cavalcante, apesar das adversidades climáticas, a cultura vem se mostrando uma opção interessante do ponto de vista econômico e de índice de produtividade.

“A soja se casa muito bem em área de renovação de cana, por deixar resíduo da matéria orgânica e também fixar nitrogênio ao solo”, justificou o superintendente.

Para o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, o apoio e o incentivo que o Governo de Alagoas vem oferecendo aos produtores de soja nos municípios de Campo Alegre e em Porto Calvo, tem sido de fundamental importância para o incremento da cultura nas duas regiões de Alagoas.

“A prioridade que o governador Renan Filho tem feito na área da agricultura vai possibilitar a implantação de políticas públicas e, consequentemente, incentivar a produção, gerando emprego e renda para o homem do campo”, assegura o secretário Álvaro Vasconcelos.

Em 2015, a produção de soja da Fazenda Ribeira foi exportada para a Rússia e a meta para este ano, é que a soja também seja comercializada no Brasil, principalmente nos estados do Nordeste, a exemplo de Pernambuco e Piauí. A perspectiva para este ano é uma produção de em torno de 650 toneladas.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate