Molion fará palestra na Faeal com previsão climática para os próximos cinco anos

Molion fará palestra na Faeal com previsão climática para os próximos cinco anos

Como o clima é o principal aliado e até mesmo o algoz da imensa maioria dos produtores rurais, que dependem exclusivamente das chuvas para plantar a lavoura e tirar sustento de suas famílias, uma palestra com a previsão das variações climáticas para os próximos anos será apresentada, na próxima segunda-feira, 1º, pelo professor Luiz Carlos Molion.

O encontro, que tem como publico alvo produtores rurais alagoanos, será realizado, a partir das 10h, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (Faeal), localizada no bairro de Jarguá.

A palestra – uma iniciativa da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura do Estado de Alagoas em parceria com a Faeal e a Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) – apresentará o seguinte tema: “Perspectivas climáticas para a região Nordeste nos próximos cinco anos”.
Em junho passado, Molion apresentou uma previsão afirmando que, nos anos de 2017 e 2018, o quadro climático no Estado deverá ser de chuva em função do efeito da “La Niña”, que provoca o resfriamento das águas do pacífico, produzindo mais chuvas para o Nordeste.

Mas, segundo ele, as chuvas não deverão ser regulares como o produtor rural gostaria. O pesquisador lembrou que, desde 2011, o Estado vem registrando índices pluviométricos abaixo do normal, sofrendo em 2015 e 2016 os efeitos do “El niño”, que é o aquecimento das águas do oceano pacífico, mudando a circulação atmosférica e provocando seca no Nordeste e excesso de água no sul.

_

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate