Renan ‘desanima’ candidatos ao revelar que campanha não terá financiamento

Renan ‘desanima’ candidatos ao revelar que campanha não terá financiamento

Um candidato a prefeito de uma cidade do sertão foi à reunião convocada pelo PMDB, realizada no último dia 17, num hotel de Maceió. O encontro contou com a participação do senador Renan Calheiros e do governador Renan Filho.

Assim que chegou ao local revela o candidato, a alegria foi embora: “o Luciano Guimarães (advogado) foi logo dizendo que não tem dinheiro nessa campanha. Como é que vai gente vai fazer campanha liso?”, questionou.

Não tem jeito. Cada um terá de descobrir como fazer campanha sem financiamento externo. O próprio Renan Calheiros recomendou que os candidatos gastem o solado do sapato.

A falta de financiamento tem forçado composições em várias cidades. Nesse cenário, quem tem a “máquina” na Mao ou disposição para gastar dinheiro de suas reservas pessoais parte com vantagem considerável.

Cargos comissionado no Estado e em prefeituras tem feito a diferença nas composições em várias cidades. Em Palmeira dos Índios, por exemplo, se especula que o governo do estaria oferecendo cargos na Casal e no Ideral para reforçar o time da candidato do PMDB à prefeitura, Verônica Medeiros.

Em Maceió, aliados históricos do PMDB preferiram ficar com Rui Palmeira por razões  semelhantes. Sem cargos no estado, vereadores como Kelmam Vieira e Antônio Holanda optaram por apoiar à reeleição do atual prefeito e manter suas indicações no município.

Além da queda, o coice

Os candidatos não terão de se preocupar apenas com a falta de financiamento. O secretário geral do PMDB de Alagoas, Ricardo Santa Rita, avisa que a situação é pior do que se imagina: “de fato não haverá recursos como existiam em outras campanhas. Pior o candidato terá de ter todo o cuidado, pois a prestação de contas será mais detalhada e qualquer erro pode levar a perda do registro ou cassação mandato”.

Quem estiver esperando recursos do PMDB deve  mudar de planos: “com o fim da doação empresarial, o partido não tem como fazer repasse de recursos, a não ser  do fundo partidário, que é muito limitado. Essa campanha será diferente. Cada um tem que usar a criatividade e gastar muito solado de sapato”, recomenda.

Apesar das dificuldades para financiamento legal de seus candidatos, o PMDB de Alagoas deve lançar cerca de 60 candidatos a prefeito em Alagoas este ano, segundo avaliação feita pelo governador Renan Filho. Atualmente o partido tem 37 prefeitos no estado e espera aumentar em pelo menos 50% esse número depois de 2 de outubro”.

EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate