Semudh promove igualdade de direitos aos públicos vulneráveis

Semudh promove igualdade de direitos aos públicos vulneráveis

Secretaria,por meio da Superintendência dos Direitos Humanos e Igualdade Racial, também realizou atividades nos municípios de Cacimbinhas e Inhapi

A Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), realizou diversas ações voltadas à promoção da cidadania do povo sertanejo durante a quarta edição do Governo Presente.

“O propósito do governador Renan Filho com a realização do Governo Presente, além de uma aproximação cada vez maior entre o Estado e a população, é trazer mudanças na vida dos cidadãos. E uma de nossas metas é servir com qualidade”, afirmou a secretária Claudia Simões.

A triagem auditiva para detectar os níveis de audição, foi um dos atendimentos realizados pela Semudh, durante os dois dias de Governo Presente. O serviço não é de fácil acesso, e foi muito bem recebido pela população.

“É muito bom poder fazer exames como esse. Se eu tivesse que esperar na fila do SUS, demoraria algum tempo, porque não faz em qualquer lugar. Espero que o governo continue a trazer ações como essas, aqui em Santana”, relatou Edson Bezerra, morador da cidade.

“A audiometria é um serviço especializado e as pessoas não têm acesso a ele com facilidade. Através desse exame a gente pode detectar as possíveis alterações auditivas na população, e dessa maneira realizar os possíveis encaminhamentos, caso seja necessário”, explicou a superintendente da Pessoa com Deficiência, Dilma Pinheiro.

O presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Santana do Ipanema (Adefissi), Ivângelo Oliveira Nunes, falou da importância dessas ações para as pessoas com deficiência. “Essa região é extremamente necessitada, temos em torno de 2.500 pessoas com deficiência e a cidade possui pouca acessibilidade nos locais públicos. Ações como essas precisam ser contínuas”, falou Ivângelo Nunes.

Na Blitz Maria da Penha, foi colocado à disposição do público a Unidade de Referência Itinerante (ônibus), e as mulheres das comunidades receberam atendimento realizado por uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicólogo e advogado.

“Esse tipo de atendimento deveria ser feito sempre. A gente tem a oportunidade de esclarecer coisas a respeito dos nossos direitos como mulher, tirar dúvidas e aprender determinados assuntos que a gente não tinha conhecimento. Eu achei muito importante participar dessas rodas de conversa”, falou Rosania Alves, dona de casa que participou de uma das rodas de conversa que tinha como tema o empoderamento feminino.

“Essas ações da Blitz Maria da Penha são ferramentas para aproximar a população e evidenciar a importância das políticas públicas para as mulheres, mostrando que é fundamental a presença do Governo na vida dessas cidadãs. Distribuímos cartilhas, folhetos e adesivos do projeto Todos por Elas”, enfatizou a superintendente da Mulher, Caroline Fidelis.

Também foi realizado um minicurso sobre empreendedorismo com Jefferson Cunha, consultor organizacional na área de Empreendedorismo e Gestão de Pessoas. “Existe uma mudança muito grande no papel das mulheres na sociedade, elas estão mais conscientes disso e buscam independência. Ministrar esse curso para essas mulheres desenvolve nelas autoestima e isso reflete em todas as áreas da vida delas, inclusive na econômica”, explicou o consultor.

Além disso, a Secretaria, por meio da Superintendência dos Direitos Humanos e Igualdade Racial, também realizou atividades nos municípios de Cacimbinhas e Inhapi, onde foram discutidas ações que possam promover a igualdade de direitos aos públicos vulneráveis.

“Muitas pessoas não sabem dos seus direitos como cidadãos e não buscam isso por falta de conhecimento. Esse trabalho é fundamental para informar a população acerca dos seus direitos, possibilitando assim, a vivência de cada um deles”, disse Railda Albuquerque, assessora técnica da Semudh.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate