Feira Integrada dos movimentos sociais e povos tradicionais de Alagoas movimenta Maravilha

Feira Integrada dos movimentos sociais e povos tradicionais de Alagoas movimenta Maravilha

O polo do município de Maravilha, no Sertão do Estado, recebeu nesta sexta-feira (22) a 1ª Feira Integrada dos Assentados do Crédito Fundiário, Movimentos Sociais e Povos Tradicionais de Alagoas promovida pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) dentro da programação da 4ª edição do Governo Presente.

A população do município de Maravilha já pode adquirir e conhecer os produtos cultivados em assentamentos alagoanos, como batata, macaxeira, frutas e legumes diversos e de qualidade, além de iguarias gastronômicas e do artesanato de quilombolas e indígenas.

Emocionada, a agricultora e presidente da Cooperativa de Agricultores Familiares de Joaquim Gomes (Coopaf), Rosiete de Oliveira, contou que ficou surpresa com as vendas.

“Eu estou muito feliz com essa feira. Superou nossas expectativas. Começamos a vender 8 horas da manhã e estamos quase sem produto, graças a Deus. Trouxemos vários tipos de frutas, laranja pera, laranja lima, cana caiana, batata, milho e estamos com receio de não ter o que vender amanhã. Nós só temos a agradecer ao Iteral por essa oportunidade”, afirmou Rosiete de Oliveira.

Ao todo, 15 comunidades quilombolas da região do Sertão, três aldeias indígenas do Agreste e do Sertão e centenas de agricultores familiares e membros de movimentos sociais do Estado foram para a feira, totalizando uma média de 450 participantes.

Joelma Bezerra de Campos, quilombola da Comunidade Aguazinha, em Olho d’Água das Flores, chegou cedo para vender.

“Cheguei às 7h30 e a feira está muito boa porque além de vender nós estamos tendo a oportunidade de divulgar o nosso trabalho. Eu trouxe artigos em crochê, bolsas feitas de material reciclável, tapetes e colchas customizados feitos por integrantes do quilombo”, afirmou.

Além dos produtos comercializados, a Feira Integrada conta com apresentações culturais dos povos tradicionais, como Capoeira, Coco de Roda, banda de pífano, grupo de pagode, danças afros e o Toré, dança típica das comunidades indígenas.

A quilombola da comunidade Guaxinim, de Cacimbinhas, Maria José Ferreira Lima, conhecida como Nenê Quilombola, esta satisfeita com a venda dos doces que levou.

“Trouxe bolo de milho, biscoito de flocos de milho, brasileira, bolacha seca e estou vendendo bem. A feira também é importante porque as pessoas conhecem nosso trabalho e conseguimos clientes para fornecer os produtos”, disse Nenê Quilombola.

Para o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, a feira contribui para o desenvolvimento cultural e a valorização dos produtos cultivados pelos agricultores que fazem a Reforma Agrária em Alagoas.

“O evento foi organizado cuidadosamente pelo Iteral e pelo Gabinete Civil e conseguimos trazer cerca de 90% dos povos tradicionais do Estado. A Feira é uma forma de valorizar a cultura e o artesanato do Estado, além de gerar renda para agricultores familiares com o comércio de produtos cultivados com a Reforma Agrária em Alagoas”, frisou Jaime Silva.

A Feira Integrada segue até às 20h desta sexta-feira (22) e sábado (23) funcionará das 8h ao meio-dia. O evento realizado pelo Iteral em parceria com o Gabinete Civil conta ainda com oficinas integradas com secretarias do Estado como Sesau, Seprev, Seagri, Emater, Seinfra, Semarh e Semudh.


Ascom Iteral

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate