Fapeal anuncia mais de meio milhão para a Universidade Estadual de Alagoas

Fapeal anuncia mais de meio milhão para a Universidade Estadual de Alagoas

Edital e outros incentivos fazem parte de Programa para Consolidação das Instituições de Ensino Superior do Estado de Alagoas

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), lançou edital que destina meio milhão de reais em auxílios à pesquisa e bolsas para a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

A chamada pública foi anunciada quarta-feira (20), no campus de Arapiraca, durante reunião dos Núcleos de Docentes Estruturantes dos cursos de graduação da Universidade. Aproximadamente 50 docentes participaram do evento.

O edital é parte do Programa de Consolidação das Instituições de Ensino Superior do Estado de Alagoas (Proies Fapeal), que possui a finalidade de destinar recursos para que os grupos de pesquisa da instituição se estruturem a ponto de atender às exigências necessárias à implantação e funcionamento da pós-graduação e dos Polos Agroalimentares de Arapiraca e Batalha.

O professor Fábio Guedes, diretor-presidente da Fapeal, definiu o lançamento como “o primeiro passo de um programa com o destino de atuar nas instituições de ensino superior estaduais”, considerando suas dificuldades, as condições de infraestrutura e de financiamento e um corpo docente que enfrenta todo tipo de vicissitude.

“Ou seja, é uma estrutura universitária estadual que tem dificuldade de concorrer em editais nacionais e não existia programa para as instituições estaduais de ensino superior em Alagoas. O governador Renan filho tem acompanhado isso tudo. Não é uma ação aleatória da Fapeal, é uma política de Governo”, resumiu Guedes.

O vice-reitor da Uneal, professor Clébio Araújo, comenta que as ações estratégicas de consolidação da instituição estão sendo planejadas junto com a Fundação. “Esta parceria nos dá condição de almejar outro patamar para a Uneal”, declarou. Ele definiu como “sensibilidade, enquanto política de gestão” a atenção particular que a Fapeal tem dispensado à Uneal, devido à situação desigual da Universidade Estadual em relação a outras instituições de ensino superior no Estado.

Clébio Araújo pediu ainda o emprenho dos docentes para submissão de propostas à seleção do edital: “Mobilizem-se para que a gente possa, o mais rápido possível, estar com as nossas propostas em análise”, solicitou.

As inscrições para o projeto já estão abertas e serão encerradas dia 19 de agosto. O edital está disponível em http://www.fapeal.br/

Ações estruturantes

No plano 2015/2016 para a Uneal, além do edital lançado, a Fapeal prospectou 80 bolsas de iniciação científica (Pibic) e anunciou 11 bolsas para o doutorado interinstitucional em Letras (Dinter), que está graduando doze mestres da Uneal, num convênio com a Universidade Estadual de Maringá, do Paraná, o que significa mais R$ 145.200 investidos nos próximos 12 meses.

Polo

Também está havendo atenção direcionada ao Polo Agroalimentar de Arapiraca. Estão previstas, por pelo menos um ano, doze bolsas de iniciação tecnológica (Pibiti) e duas de gestão científica para os coordenadores do polo, somando um investimento de mais R$ 229 mil no equipamento público de pesquisa, que também conta com o apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate