Secretaria da Educação vai implantar projeto paisagístico na Escola Fernandes Lima

Secretaria da Educação vai implantar projeto paisagístico na Escola Fernandes Lima

Ação, que já acontece com sucesso em Craíbas, vai envolver toda a comunidade; Secretaria também vai tomar medidas preventivas para fortalecer segurança da unidade de ensino

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vai levar o projeto paisagístico ‘Natureza com Vida’ para a Escola Estadual Fernandes Lima, no Sítio São Jorge. A notícia foi dada pela secretária executiva da Educação, Laura Souza, durante visita à unidade de ensino na tarde desta quarta-feira (13)

A iniciativa, já realizada com sucesso pela Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, em Craíbas, consiste em estimular a consciência ambiental e o zelo com o ambiente escolar por meio da implantação de hortas e jardins utilizando materiais recicláveis.

“A ideia é envolver todos os alunos e a comunidade e ocupar o terreno em torno da escola com horta e paisagismo”, adianta Laura Souza.

A escola, que atualmente atende cerca de mil alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, já adota algumas medidas de gestão para manter o espaço sempre limpo e em harmonia.

“Aqui, quem pichar a parede ou sujar, tem que limpar e até pintar, se necessário. Temos também trabalho de reciclagem de lixo, com apoio de uma cooperativa que recolhe os resíduos a cada dois meses, e outras atividades que fazem com que os alunos cuidem da escola, que é patrimônio deles”, conta a diretora Patrícia Tavares. A gestora se mostrou entusiasmada com a notícia da implantação do Projeto ‘Natureza com Vida’.

“Vamos trazer a professora e técnica da 5ª Gere, Égide Amorim, que é quem está a frente deste projeto na região do Agreste, para auxiliar na implementação aqui na escola Fernandes Lima. Queremos envolver alunos, professores e a comunidade do bairro”, informa Laura Souza.

Segurança – Na ocasião, a secretária executiva da Educação também aproveitou a visita para conversar com os alunos e analisar medidas preventivas a serem tomadas contra a violência. A unidade foi assaltada na última terça-feira (12).

“Avaliamos que é preciso levantar um pouco o muro por onde os assaltantes pularam. O muro da parte de fora, que foi quebrado por algumas pessoas da comunidade duas ou três vezes, foi levantado hoje mesmo”, explica a secretária.

O superintendente de Infraestrutura da Seduc, Djaci Magalhães, também visitou a escola e disse que ampliará a área com arame farpado. “A escola já é cercada com concertina, mas em algumas áreas, iremos reforçar”, afirma.

O Batalhão de Policiamento Escolar (BPEsc) agiu rapidamente e encontrou dois, dos três suspeitos do assalto. Um deles, menor de idade. As rondas preventivas do BPEsc continuam, assim com as buscas pelo terceiro suspeito, um adolescente de 17 anos e ex aluno da escola.

A diretora Patrícia Tavares conta que o jovem havia sido transferido e não expulso, como vem sendo divulgado, por mau comportamento.

“Após reunião com os pais do aluno e até com o Conselho Tutelar decidimos pela transferência. Não é possível afirmar que a ação tenha sido motivada por vingança, mas, nestes quatro anos, que estou à frente da escola, nunca houve um assalto à mão armada”, conta a diretora.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate