Desenvolve apresenta linhas de crédito para produtores de mandioca de Junqueiro

Desenvolve apresenta linhas de crédito para produtores de mandioca de Junqueiro

Visita serviu para debate de novas possibilidades de expansão aos produtores de mandioca

Produtores de mandioca que integram a Associação do Riachão, na zona rural de Junqueiro, receberam a visita do presidente da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve), Rafael Brito, na segunda-feira (11), e conheceram como funciona a liberação de crédito sem burocracia ofertada pelo Governo do Estado.

Acompanhado da deputada estadual Jó Pereira, do secretário da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, e da secretária executiva de Esporte, Lazer e Juventude, Morgana Tavares, Rafael Brito visitou as instalações da associação e conversou com os produtores locais, explicando as vantagens das linhas de crédito da agência estadual.

Sentindo a segurança de um recurso avalizado pela gestão séria e comprometida do governador Renan Filho, os 200 produtores de mandioca ligados à entidade, que já existe desde a década de 1980, expuseram suas principais necessidades para a ampliação da produção.

De acordo com o presidente da associação, Zé Canário, no tocante a equipamentos a demanda mais proeminente é a compra de um descascador/lavador de mandioca e de um extrator de goma. Esses equipamentos, segundo ele, resolveriam as dificuldades operacionais e de mecanização da casa de farinha.

“A presença da Desenvolve aqui no Riachão vai ajudar a sanar o que nos impede de melhorar nossa produtividade, ampliar nossos lucros e a variedade dos nossos produtos. É um sonho antigo da nossa associação”, afirmou Zé Canário.

Zé Canário, que também é vice-presidente da Cooperativa Agropecuária de Campo Grande (Cooperagro), em Arapiraca, principal receptadora da produção da casa de farinha do Riachão, mencionou também a necessidade da construção de um galpão para armazenar os produtos e ouviu uma boa perspectiva do presidente da Desenvolve: a defesa deste pleito, junto com a deputada Jó Pereira e o secretário Álvaro Vasconcelos, na próxima reunião do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).

Se aprovado, o recurso não reembolsável serviria também para a conquista da regularidade ambiental da casa de farinha, por meio da compra e instalação de um biodigestor para o tratamento da manipueira.

Outro avanço que está sendo estudado pela equipe da Desenvolve é a construção de uma cozinha coletiva que atenderia a demanda das 30 mulheres associadas que fabricam e comercializam nas feiras-livres de Junqueiro e Teotônio Vilela bolos, pés-de-moleque e outros produtos com base alimentar na farinha de mandioca.

Rafael Brito saiu da visita contagiado pela alegria e disposição dos produtores que, mesmo em meio às dificuldades, vislumbram novas possibilidades. “Ver esses produtores enxergarem no Governo do Estado, através da Desenvolve, a chance de crescer e melhorar sua produção nos dá ímpeto para seguir em frente”, pontuou, completando que “essa é a atuação que o governador Renan Filho espera da Agência de Fomento, liberações de crédito subsidiado e do tamanho que garanta a melhoria da vida das pessoas”.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate