Renan Filho busca viabilizar com ministro da Integração retomada de obras em rodovia de Chã Preta

Renan Filho busca viabilizar com ministro da Integração retomada de obras em rodovia de Chã Preta

Uma das prioridades do governo Renan Filho para o desenvolvimento de Alagoas é retomar obras paralisadas da malha rodoviária estadual. Este é o caso da rodovia AL-470, que liga Chã Preta ao município pernambucano de Correntes, cuja obra de implantação e pavimentação precisou ser interrompida em 2014 para readequação no plano de trabalho.

A solicitação de readequação havia sido enviada ao Ministério da Integração Nacional em dezembro do ano passado, e desde então o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-AL) aguarda apenas a aprovação do processo para que o órgão possa reiniciar os serviços na rodovia. Ciente da importância da estrada para a região e da longa espera da população de Chã Preta, o governador Renan Filho buscou celeridade na avaliação do assunto junto ao ministro da Integração, Helder Barbalho, em Brasília, na quinta-feira (7).

Na ocasião, ficou decidida a vinda de um técnico do ministério a Alagoas nesta semana para realizar uma vistoria no trecho em questão, além de discutir assuntos técnicos referentes à readequação do plano de trabalho da obra.

“Houve alguns entraves técnicos na aprovação do plano de trabalho, mas o governador conseguiu sensibilizar o ministro Helder Barbalho, mostrando a importância dessa obra para a economia da região. Estamos com uma boa expectativa após essa visita, já que agora eles vão encaminhar um técnico do Ministério para avaliar de perto a situação e, assim, poderemos chegar a um entendimento”, afirma o superintendente de Planejamento e Acompanhamento do DER, Sebastião Braga Mota, ao ressaltar que, caso o ministério aprove a readequação em tempo hábil, a obra pode ser concluída antes do período chuvoso do ano que vem.

Mota explica ainda que a readequação do plano de trabalho é um aprimoramento técnico que tornou-se necessário para promover melhorias na execução do serviço. Inicialmente, o traçado da rodovia possuía 11,3 quilômetros de extensão. Com as mudanças realizadas no projeto, este percurso será reduzido para 10,24 quilômetros. Outro ponto positivo é a redução no número de curvas no traçado original da estrada, e a substituição de bueiros celulares por pontes, que vão garantir mais eficiência hidráulica e uma economia de R$ 400 mil no custo da obra.

“No período de chuvas, a população fica sem condições de trafegar naquela estrada. Agora mesmo eles estão sofrendo muito porque ela não está pavimentada ainda. Por isso esperamos dar continuidade a essa obra o mais rápido possível”, enfatiza o superintendente de Planejamento e Acompanhamento do DER.

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Agência Alagoas

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Redação

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