Confirmado: Gustavo Pessoa será candidato a prefeito de Maceió pelo PSOL

Confirmado: Gustavo Pessoa será candidato a prefeito de Maceió pelo PSOL

Reproduzo aqui texto que recebi do presidente do diretório municipal do partido em Maceió. O PSOL terá candidato a prefeito. Será o professor Gustavo Pessoa. Veja:

O PSOL de Maceió realizou, no último final de semana, prévias para definir o nome do pré-candidato do partido que irá concorrer à prefeitura da capital alagoana nas eleições de outubro próximo. O nome escolhido pelos militantes do partido foi Gustavo Pessoa, atual presidente do PSOL na cidade.

“A minha candidatura à prefeitura de Maceió é uma ferramenta na luta dos trabalhadores oprimidos numa cidade marcada por injustiças e uma brutal desigualdade social”, disse Gustavo, após a confirmação do seu nome nas prévias.

O dirigente do partido explica a difícil situação que a população da cidade enfrenta, com o alto índice de desigualdade. “A bela capital alagoana é também uma cidade que concentra 1/3 da população do estado e onde quase metade do seu povo está inscrita em programas sociais de transferência de renda do governo federal. Alguns dos seus bairros ostentam indicadores sociais e econômicos similares aos de países escandinavos, enquanto outros, como o bairro Benedito Bentes, apresenta IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) similar ao de países como o Haiti. Essa situação se perpetua à medida que as elites econômicas controlam o poder político, bloqueando a possibilidade de transformações sociais”, comenta.

Da mesma forma que na maioria das capitais do país, em Maceió a candidatura do PSOL surge como alternativa de combate às candidaturas que representam o pacto oligárquico e condenam a população ao atraso. O pré-candidato se coloca à disposição dos trabalhadores e dos movimentos sociais para iniciar o diálogo e o debate programático, centrado no combate ao déficit habitacional, na criação de projetos econômicos que possam inserir setores marginalizados da população e na distribuição de renda e de políticas públicas para aqueles que precisam do poder público. “Nossa candidatura prioriza aqueles que produzem riqueza, ao mesmo tempo em que são marginalizados do acesso à cultura, saúde, lazer e educação.”

Gustavo Pessoa lamenta, ainda, o alto índice de violência da cidade que, conforme ele ressalta, esta entre as primeiras do Brasil nesse quesito. “A Maceió veiculada pela propaganda governamental é uma cidade fictícia pra maioria da sua gente. Na vida real, vivemos na cidade proporcionalmente mais violenta do país e aquela que ostenta a mais alta taxa de homicídios praticados contra homossexuais. Vivemos o dilema de ser o 41º município mais rico do país, enquanto permanecemos na lanterna entre as capitais levando em consideração o IDH”.

De acordo com ele, os desafios do PSOL são muitos: “A importância da nossa pré-candidatura aumenta na medida em se apresentam diante do nosso povo projetos políticos ligados a velhos personagens como Fernando Collor e Renan Calheiros. A Maceió que nós queremos e merecemos será fruto da luta da sua gente pobre contra os seus opressores, será uma conquista dos seus operários, pescadores, feirantes, artistas, agricultores e estudantes. O PSOL é parte dessa luta”, enfatiza.

EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate