Pindorama irá reativar moeda de circulação interna

Pindorama irá reativar moeda de circulação interna

Sistema monetário facilitará comércio dentro da colônia

O mercado agroalimentar de Pindorama terá um novo sistema monetário. A Cooperativa Pindorama irá colocar em prática o projeto da moeda social “Bertholet” com objetivo de estimular comércio interno na colônia.

“A proposta é valorizar, por meio do sistema de economia solidária e cooperativista, nossa produção e fazer com que a economia gire internamente. Acreditamos que essa moeda irá fortalecer economicamente o que é produzido na colônia de Pindorama”, justifica o presidente Klécio Santos. Sonho antigo, ele diz que “moeda irá ajudar a fazer transitar mais dinheiro em Pindorama”.

Para administrar a circulação da moeda, a cooperativa criará um espaço de câmbio onde colonos e colaboradores poderão efetuar suas trocas e solicitar, se preferir, o recebimento de parte de suas remunerações em cédulas debertholet.O principal ponto de compra e venda será a Feira do Colono, espaço onde os produtores rurais vendem o excedente da produção de fruticultura, hortaliças e grãos, todas as sextas, na sede Centro de Treinamento Rural (Cetrup).

O dinheiro terá o mesmo valor monetário vigente no Brasil, o real. O projeto da moeda Bertholet aguarda o aval final da direção da Cooperativa Pindorama e aprovação do layout da sistema de cédulas.

Reativação

O projeto da moeda social Bertholet foi inspirado na ideia do Renne Bertholet, durante a década de 60, em colocar uma moeda interna na colônia: o “Gabão”. Visionária e arrojada para a época,a moeda própria fez sucesso como mecanismo de fomento a produção dos agricultores organizados pela Pindorama de Bertholet. A moeda foi extinta logo após sua morte ano de 1969.


Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate