Mais de 30 mil empresas parcelam ICMS corrente em AL e afetam receita do Estado

Mais de 30 mil empresas parcelam ICMS corrente em AL e afetam receita do Estado

A arrecadação de ICMS de Alagoas em junho, já disse aqui, registrou crescimento de 10,6%. Mas isso só ocorreu por conta de ajustes com um grande contribuinte do setor de combustíveis.

Não fosse isso, a receita poderia ter ficado no negativo em junho, pondera o secretário da Fazenda, George Santoro. Isso porque a arrecadação do ICMS “geral” tem recuado, de acordo com levantamento feito por técnicos da Sefaz, em função do grande número de parcelamentos feitos por empresas para o pagamento do imposto corrente.

O parcelamento de ICMS corrente (a empresa paga 15% do imposto devido e parcela o restante da dívida) teve aumento significativo em 2016.

“Temos mais de 30 mil empresas com mais de um parcelamento. Nos últimos meses aumentou muito o parcelamento do imposto corrente”, revela George Santoro.

Para conter o problema, a Sefaz deve anunciar esta semana uma medida que deve limitar em 3 o máximo de parcelamentos que poderá ser feito pelas empresas durante o ano. Atualmente, alguns contribuintes já tem registrados 9 parcelamentos.

“Não dá para continuar assim. O estado não pode financiar as empresas. Se a empresa tem problema para manter sua operação deve resolver de outra forma, não dá para se financiar deixando de pagar suas obrigações tributárias”, aponta Santoro.

EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate