Compensação de árvores duplicará vegetação nativa na AL 101 Norte

Árvores exóticas serão substituídas por espécies nativas no trecho de duplicação
Compensação de árvores duplicará vegetação nativa na AL 101 Norte

Com o andamento das obras de duplicação AL 101 Norte, promovidas pelo governo do Estado, através da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), acontecendo de forma acelerada, algumas árvores que estão no trecho por onde a rodovia passará foram suprimidas. Visando a conservação do meio ambiente, a Setrand compensará a supressão dessas árvores através de sua política ambiental, cumprindo a determinação legal vigente desde o ano passado.

O procedimento de supressão das árvores aconteceu na manhã desta terça-feira (05) e foi autorizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), órgão responsável pelo licenciamento da obra. Além disso, o IMA designou uma equipe técnica, formada por especialistas e biólogos, para acompanhar todo o processo.

Para cada árvore cortada, que será de espécie exótica, a secretaria plantará outras duas de origem nativa, realizando a compensação ambiental de forma qualitativa e quantitativa, trazendo qualidade de vida a população. O plantio das árvores será feito assim que as obras forem concluídas. Essa preocupação ambiental é prioridade nas obras de mobilidade e urbanização promovidas pela pasta.

As árvores são essenciais a todo projeto de urbanização por sua capacidade de produção de gás oxigênio e retenção do gás carbônico. Ambientes arborizados podem reduzir a incidência de asma, câncer de pele e doenças relacionadas ao estresse, pois ajudam a diminuir a poluição do ar, promovendo sombreamento e um ambiente atrativo, calmo e adequado para recreação.

“A questão ambiental é traço marcante de todo projeto urbanístico elaborada pela Setrand. Além da certificação dos órgãos responsáveis, buscamos compensar possíveis prejuízos causados ao meio ambiente, a exemplo desse compromisso de reposição das árvores que, por ocasião da extensão da rodovia, tiveram de ser suprimidas”, explica Alcides Tenório, secretário executivo de Transporte e Desenvolvimento Urbano.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate