Seades já beneficiou mais de 700 pessoas com deficiência em 2016

Seades já beneficiou mais de 700 pessoas com deficiência em 2016

O Núcleo de Apoio à Pessoa com Deficiência (NAPD), da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), disponibiliza a Carteira do Passe Livre Intermunicipal, que garante o transporte gratuito para pessoas com deficiência ou portadores de patologia crônica, com renda familiar mensal de até três salários mínimos e que estejam em tratamento médico fora do município em que residem.

Em 2016, até o final do mês de junho, o NAPD registrou um número de 711 beneficiados por esse serviço. No ano de 2015, foram emitidas cerca de 1.550 carteiras, o que mostra o sucesso do programa na busca por mais dignidade e melhor qualidade de vida das pessoas com deficiência e portadores de patologia crônica.

Os 711 beneficiados este ano são de 86 municípios diferentes e passam a ser atendidos por 65 unidades de saúde. No entanto, qualquer município pode fazer parte da rede de atendimento, desde que o beneficiário se enquadre no perfil do programa.

Para solicitar o Passe Livre, a pessoa deve entregar, na Seades, o formulário para a aquisição da carteira, que pode ser encontrado nas instituições de tratamento e na própria secretaria, que deve ser preenchido pela assistente social e pelo médico responsável pelo tratamento, além de cópias do RG ou CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4. No caso do candidato ser menor de idade, é necessário apresentar a documentação do responsável legal.

Ana Maria Marcelina da Silva, que tem um filho com deficiência que se encaixa no perfil do programa, falou sobre a importância do serviço para sua família. “Vou poder viajar sem medo. Ás vezes a gente vai sem saber se vai ter dinheiro para voltar e a carteirinha vai ajudar muito o tratamento do meu filho”, disse.

De acordo com a coordenadora do Núcleo, Verônica Lima, ainda há muito que ser feito pelos cidadãos com deficiência. “Estamos sempre em uma luta contínua para garantir que essas pessoas possam se deslocar gratuitamente, de um município a outro, não apenas em busca de tratamento médico e educação, mas também para trabalho ou mesmo lazer. Dessa forma, construímos uma sociedade solidária e inclusiva garantindo a essas pessoas direito de ir e vir”, afirmou.

O secretário do Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, chamou atenção para a importância do NAPD no Estado. “É um setor fundamental da Seades. Estamos fornecendo condições para que pessoas com deficiência e doentes crônicos possam ter o tratamento adequado, o que não era possível pelas complicações geográficas”, afirmou Pinaud.

_

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate