Governo entrega sistemas de abastecimento em Cacimbinhas, beneficiando 57 famílias

Governo entrega sistemas de abastecimento em Cacimbinhas, beneficiando 57 famílias

Inauguração dos sistemas ocorreu neste sábado (2), na comunidade de Gravatá

A ordem de serviço assinada pelo Governo de Alagoas, em novembro do ano passado, para construir sistemas de abastecimento de água na região do Semiárido, agora passa a ser realidade no município de Cacimbinhas.

Após destravar processos e autorizar a execução do Programa Água Para Todos em Alagoas, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) entregou, neste sábado (2), dois sistemas de abastecimento simplificado de água nas comunidades de Gravatá e Lagoa das Várzeas.

Os trabalhos desenvolvidos pela Semarh, em convênio firmado com o Ministério da Integração Nacional, disponibilizam água potável e apta ao consumo humano para, aproximadamente, 57 famílias localizadas nos dois povoados do município.

Os sistemas de abastecimento consistem, inicialmente, na perfuração de poços. Posteriormente, a água encontrada e com vazão suficiente é direcionada para caixas d´água e ampliadas para as residências. Como a água encontrada no subsolo da região do Semiárido é salinizada e inapta ao consumo humano, a Secretaria autorizou a instalação de um sistema de dessalinização.

Durante a inauguração dos sistemas no povoado de Gravatá, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, reforçou a importância de cumprir o que foi prometido em um passado recente.

“Assinamos a ordem de serviço em setembro e, agora, estamos arcando com a nossa responsabilidade. Os sistemas de abastecimento entregues neste sábado vão contribuir com acesso fácil à água, consumo humano e também em investimento na agricultura, função desenvolvida com frequência na região do Semiárido”, declarou o secretário.

Incentivador dos investimentos hídricos na comunidade de Gravatá, o agricultor Nemoenio Barbosa da Silva, conhecido como Zé Moreno, compreende que além de ter água na porta de cada residência, existe a necessidade de zelar para a preservação da obra constituída nos povoados de Gravatá e Lagoas das Várzeas.

“Cada família terá acesso a 300 litros de água por dia. Isso representa muito para nós que sempre convivemos com a seca e à espera de carros-pipa e ajuda do poder público. Quando nos deparamos com um investimento tão relevante, precisamos cuidar dele. É por isso que há uma união para manter toda esta estrutura intacta e nos garantindo água potável e de boa qualidade”, disse o agricultor Zé Moreno.

Ao fim da inauguração dos sistemas, o secretário Alexandre Ayres reforçou que o Governo de Alagoas assinou convênio com o Governo Federal para construir 160 sistemas de abastecimento simplificado no Estado, num investimento total de R$ 20 milhões.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate