Encontro fortalece estratégias de trabalho dos Arranjos Produtivos Locais

Ocasião funciona como uma oportunidade de reforçar as noções teóricas do trabalho
Encontro fortalece estratégias de trabalho dos Arranjos Produtivos Locais

A equipe de gestores do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) de Alagoas, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), participou, nesta segunda-feira (04), da segunda fase do Curso de Agente de Desenvolvimento Territorial.

O encontro faz parte de uma agenda de capacitações iniciadas no dia 01 de julho e foi pensado para fortalecer as estratégias de trabalho nas localidades por meio de informações e orientações voltadas para a atuação em seus respectivos territórios.

Dividido em oito eixos principais, os painéis – ministrados por consultores do Sebrae – exploram questões como: proximidade territorial, inovação e competitividade, as atividades do gestor de APL e o planejamento territorial. Assuntos como a construção de um plano relevante, a montagem do plano do gestor do APL e desafios e oportunidades de desenvolvimento também serão abordados.

De acordo com a gestora do APL Fruticultura no Vale do Mundaú, Valdelane Tenório, a ocasião funciona como uma oportunidade de reforçar as noções teóricas do trabalho a ser desenvolvido pelos gestores.

“Com a dinâmica constante das atividades no território, a gente acaba deixando de lado as noções mais teóricas que regem o trabalho dos gestores, e que devem ser aplicadas no desenvolvimento das práticas nas localidades. A partir desses conhecimentos podemos pensar em melhorias, identificando os pontos fracos e as oportunidades de aperfeiçoamento”, explica Valdelane Tenório.

Além disso, são tratadas, ainda, as influências que fazem parte do contexto geral do Brasil, como a Exposição à Economia Global, Inserção em Cadeias Produtivas, Competitividade dos Setores, Sustentabilidade, Dimensões Social, Ambiental e Econômica equilibradas, dentre outros.

O curso terá a segunda e terceira fase nos dias 11 e 15 de julho, respectivamente.

Arranjos Produtivos Locais
Mais de 9 milhões investidos pelo Governo do Estado, sendo que 13 mil pessoas são atendidas diretamente. Atuante em 82 municípios de Alagoas. Estes dados positivos se referem ao sucesso do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) em território alagoano, que com o intuito de melhorar a qualidade de vida da população promove a inclusão produtiva dos municípios e proporciona a geração de emprego e renda para os produtores, pequenos e microempresários locais.

Divididos entre os segmentos de Agronegócios, Indústria e Serviços, os 18 APLs são coordenados em Alagoas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com o Sebrae/AL, que atuam no fomento das atividades; na articulação das demandas de cada território; na realização de capacitações e na elaboração de planejamentos estratégicos.


Ascom Sedetur

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate