Câmara vai debater possíveis cortes no Programa do Leite em Alagoas

Câmara vai debater possíveis cortes no Programa do Leite em Alagoas

Discutir com os produtores, representantes do governo do Estado, Prefeitura de Maceió e Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), os possíveis cortes no Programa do Leite é o principal objetivo da Audiência Pública que a Câmara de Vereadores vai realizar no próximo dia 29 deste mês, a partir das 9 h, na sede do Poder Legislativo municipal, localizada na Praça Deodoro, no centro da capital.

Requerimento neste sentido foi aprovado, por unanimidade, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (6). Segundo o autor da proposição, vereador Silvânio Barbosa (PMDB), atualmente o Programa do Leite atende a 80 mil famílias em Alagoas, sendo muitas delas, residentes em Maceió. “É inaceitável que uma ação, que tem como meta auxiliar pessoas que estão em risco social e nutricional, sofra cortes de verbas. Queremos, portanto, ouvir o que o governo federal, através do MDS, tem a dizer sobre a redução de recursos e, claro, buscar soluções para o problema”, disse ele.

O tema foi levado a Plenário, através de pronunciamento do parlamentar, ao denunciar que com verbas menores, o número de famílias atendidas diariamente com um litro de leite no Estado deve cair. Vários vereadores através de apartes também demonstraram preocupação. “Alagoas e Maceió apresentam índices sociais muito preocupantes. O Programa do Leite tem apresentados efetivamente resultados positivos ao complementar a alimentação de gestantes, nutrizes, crianças com até seis anos e idosos. Se houver corte, estaremos vivendo um retrocesso”, definiu a vereadora Tereza Nelma (PSDB).

De acordo com o vereador Wilson Jr (PDT), as verbas destinadas ao programa já vêm sendo reduzidas. “Antes, eram repassados R$ 25 milhões, montante que caiu para R$ 18 milhões. Não há como manter a quantidade de famílias beneficiadas se os valores forem menores ainda”, afirmou, completando que até agora o governo do Estado tem conseguido assegurar os recursos necessários e manter o atendimento.

OUTRAS APROVAÇÕES – Além do requerimento do vereador Silvânio Barbosa, os parlamentares municipais aprovaram alguns projetos de lei, em primeira discussão. Entre eles, o que cria a Comenda Artesã Clarice Severiano dos Santos, de autoria da vereada Tereza Nelma.

Do vereador Wilson Jr, foi aprovado projeto que cria o Sistema Municipal de Conservação e Uso Racional de Água nas Edificações Públicas e Privadas do município de Maceió.
Diversos requerimentos e indicações também foram aprovados, solicitando serviços de melhoria na infraestrutura dos bairros, indicando nomes de personalidades para a entrega de comendas e a realização de uma sessão especial em comemoração aos 100 anos do Lions Club no Brasil, a ser realizada no dia 15 de abril no Plenário da Casa.

Ascom Câmara

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate