Relatório apresenta as praias próprias e impróprias para banho na costa alagoana

Relatório apresenta as praias próprias e impróprias para banho na costa alagoana

O Instituto do Meio Ambiente divulgou, nesta sexta-feira (26), o relatório de balneabilidade das praias com as condições encontradas em 42 trechos específicos do Litoral Norte e de Maceió. O documento produzido pelo Laboratório de Estudos Ambientais apresenta os locais considerados próprios e impróprios para banho.

A definição das categorias segue o que determina a Resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Considerando a quantidade da bactéria Escherichia coli (E.coli), patógeno ou transmissora de doenças, encontrada nas amostras coletadas.

Essa semana as coletas foram realizadas nos dias 22 e 23, quando houve registro de chuvas na região costeira. Dessa forma, os resultados indicam que há 11 locais que devem ser evitados pelos banhistas e 31 pontos considerados próprios para banho.

No Litoral Norte, dos 22 pontos onde foram realizadas as coletas, 19 estão indicados como próprios para banho e três impróprios. Já em Maceió foram identificados nove locais que devem ser evitados e 11 considerados bons para banho. Mesmo assim, os técnicos alertam que, principalmente em caso de chuvas fortes, as galerias de águas pluviais e fozes de rios devem ser evitados.

As próximas coletas estão previstas para serem realizadas nos dias 29 de fevereiro e 01 de março, em Maceió, Litoral Sul e Litoral Norte. Entretanto, os resultados das condições encontradas no Litoral Sul devem demorar mais três semanas para voltar a compor o relatório.

_

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate