Mais de 70% dos semáforos em Maceió já são de LED

Mais de 70% dos semáforos em Maceió já são de LED

Conforme dados recentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), mais de 70% dos semáforos da cidade já são compostos por lâmpadas de LED (do termo inglês Light Emitter Diode). De 2013 para cá, das 210 intersecções semafóricas, 116 passaram pela substituição das ultrapassadas lâmpadas incandescentes pelas modernas LED, totalizando 151 intersecções semafóricas que já contam com o recurso.

O coordenador de Sinalização Semafórica da SMTT, Fernando Ramos, conta que atualmente todas as vias que possuem semáforos e passam por reestruturação na sinalização ganham semáforos de lâmpadas LED. “Dos 116 equipamentos com tecnologia LED colocados na atual gestão, 22 são totalmente novos e o restante foi reformado e colocado dentro do padrão de lâmpadas à base de LED”, explica.

Segundo Ramos, o diferencial das novas lâmpadas é a economia de energia, resultando em menores custos e contribuindo para o meio ambiente. “Existe também o fato de que a durabilidade dos equipamentos é maior. Fora isso elas são mais confortáveis para condutores e pedestres por ter melhor visibilidade, o que gera maior segurança e efetividade para a função do semáforo, que precisa ser visto”, acrescenta.

O coordenador lembra que as últimas vias contempladas pelas lâmpadas LED localizam-se no Centro, na Rua Dias Cabral, Avenida Viêira Perdigão e no cruzamento com a Rua Santos Pachêco. “As próximas regiões que irão ganhar semáforos LED são o Trapiche da Barra, Prado, Ponta Grossa e partes da Levada como a Rua Cabo Reis e o Dique Estrada”, aponta.

A SMTT prevê a substituição total da sinalização semafórica de lâmpadas incandescente por LED até junho deste ano. Vias arteriais da cidade como as Avenidas Fernandes Lima, Durval de Góes Monteiro, Gustavo Paiva e trechos da Avenida Menino Marcelo já contam com a tecnologia. Para solicitar o reparo de semáforos com defeitos basta ligar para o número 118, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 19h.


Ascom SMTT

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate