Adeal notifica Sempma para iniciar combate ao ácaro-vermelho

Órgão de defesa deu prazo de 30 dias para que medidas fitossanitárias sejam aplicadas
Adeal notifica Sempma para iniciar combate ao ácaro-vermelho

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) notificou esta semana a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Maceió (SEMPMA) para que sejam tomadas medidas fitossanitárias no combate ao ácaro-vermelho-das-palmeiras que ataca coqueirais e causa sérios danos à produção.

Focos da praga, considerada quarentenária (organismo de natureza animal e/ou vegetal, que estando presente em outros países ou regiões, mesmo sob controle permanente, constitui ameaça à economia agrícola do país ou região importadora exposta), foram encontrados em vários pontos da capital alagoana, principalmente áreas públicas no bairro do Farol e em trechos da orla das praias do Sobral e de Ponta Verde.

No documento, o órgão de defesa agropecuária determina um prazo de 30 dias para que todas as medidas para o controle da praga sejam colocadas em prática.

Entre as ações de combate ao ácaro-vermelho-das-palmeiras estão pulverização das plantas hospedeiras com produtos alternativos, a exemplo do óleo bruto de semente de algodão ou de dendê com detergente neutro; as áreas onde for realizado o tratamento fitossanitário deverão ser informadas à Adeal para que as plantas tratadas possam ser monitoradas e avaliadas pelos fiscais da Adeal. Por fim, havendo necessidade, a secretaria municipal será informada sobre a realização de novos procedimentos de pulverização.
Em caso de descumprimento das medidas, fica prevista a aplicação de multa em grau grave no valor de 51 a 500 UPFAL, conforme o artigo 22 da Lei de Defesa Vegetal nº 6.554/04.

Segundo a Adeal, não existem, no Brasil, agrotóxicos registrados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que possam ser utilizados no combate ao ácaro-vermelho.


Ascom Adeal

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate