Tocha olímpica chega no fim de maio e fica dois dias em Alagoas

Tocha olímpica chega no fim de maio e fica dois dias em Alagoas

Está confirmado: Alagoas está na rota da tocha olímpica. A garantia vem da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), por meio das suas secretárias Cláudia Petuba e Morgana Tavares. As gestoras participaram, nesta quarta-feira (24), de reunião, em Brasília, com a representante da Secretaria de Governo do Palácio do Planalto, responsável pela ação no Nordeste.

A tocha Olímpica vai apresentar ao mundo alguns dos lugares mais bonitos do Brasil e o revezamento no país tem início no dia 3 de maio. Ela vai percorrer 329 cidades, em 95 dias, mostrando a diversidade nacional. A tocha chegará a Alagoas no final do mês de maio e ficará no Estado por dois dias, seguindo para Pernambuco. Dentre os critérios de escolha das cidades para o percurso estão o interesse turístico e a logística.

“O encontro foi produtivo. Na reunião com os responsáveis em Brasília, ficou decidido que as cidades contempladas com a visita da tocha, no primeiro dia serão Maceió, Murici, São Miguel dos Campos, São Sebastião e Arapiraca. Ela vai “dormir” na capital e no segundo dia passará por União dos Palmares. Em seguida irá a Pernambuco”, explicou Morgana Tavares, secretária executiva da Selaj.

A gestora adiantou que a população dos municípios vizinhos aos contemplados com a passagem do símbolo olímpico poderão participar do evento, já que haverá divulgação sobre a ação e as pessoas irão acompanhá-la na estrada, durante o percurso.

Curiosidade – O revezamento da tocha tem sua origem entre os gregos, que mandavam mensageiros pelas cidades-estados, anunciando um período de trégua para possibilitar a viagem de atletas e público até o local das competições olímpicas. Daí vem o simbolismo de paz e integração dos povos.

_

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate