UPA do Trapiche trará inovações para o atendimento da rede

UPA do Trapiche trará inovações para o atendimento da rede

Com inauguração marcada para a próxima segunda-feira (22), às 9h, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Alfredo Vasco Tenório, localizada no Trapiche da Barra, trará soluções tecnológicas de última geração para o atendimento público de urgência e emergência no Município. A principal inovação poderá ser vista pelos pacientes logo na entrada, com a utilização do equipamento TriusOne® na triagem e classificação de risco clínico dos pacientes, garantindo maior agilidade ao atendimento e à avaliação dos casos conforme sua prioridade.

O presidente do Instituto Saúde e Cidadania (Isac), organização social (OS) responsável pelo gerenciamento da UPA do Trapiche, Thiago Sobreira, explica que o equipamento é um posto de triagem único no mundo, que integra todas as ferramentas necessárias para a classificação de risco. Dessa forma, logo que o paciente chegar, o profissional de enfermagem que estiver na triagem fará a inserção dos sintomas relatados, enquanto o próprio equipamento, utilizando medidores de parâmetros clínicos de última geração e tela de retina procederá com a medição de dados como sinais vitais, glicemia, temperatura e pressão arterial, entre outros, avaliando e definindo a prioridade e o tempo de espera pelo atendimento de cada caso.

“Todo o processo de avaliação é feito pelo equipamento, com o software programado com o Método de Triagem de Prioridade de Manchester, que é utilizado no mundo inteiro para o atendimento por critério clínico, o que elimina o risco de erros e reduz o tempo de acolhimento desse paciente de cerca de 6 minutos para 1,5 minuto. Parece uma pequena redução, mas pode fazer toda a diferença numa situação de emergência grave, salvando vidas”, reforça Sobreira.

Criado pela empresa mineira ToLife, especializada em desenvolver soluções inovadoras para o atendimento em saúde, o TriusOne® – que é utilizado em mais de 5 mil unidades no país – também define a prioridade do atendimento de cada paciente com pulseiras de identificação. As pulseiras são de cores distintas e correspondente ao grau de risco para o atendimento, emitidas pelo equipamento imediatamente após a triagem do paciente: as de cor vermelha são indicadas para os pacientes com patologias mais graves e alto risco, as de cor laranja direcionadas para casos muito urgentes, as pulseiras na cor amarela são entregues aos casos urgentes e as cores verde e azul sinalizam casos de menor gravidade.

A UPA trará ainda monitores com chamamento por áudio e vídeo na recepção e salas de espera, além de um sistema de monitoramento em tempo real, com o qual a gestão municipal de saúde poderá acompanhar continuamente o desenvolvimento dos serviços da unidade, a exemplo da frequência dos médicos e o tempo de espera pelo atendimento, entre outros aspectos.

Ascom SMS

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate