Evento debate Agroecologia com propósito interativo

Evento debate Agroecologia com propósito interativo

O convite é para tomar um café e dialogar sobre temas que vão muito além da agricultura numa perspectiva ecológica. O Café com Agroecologia terá sua primeira edição no dia 24 de fevereiro, às 17h na Praça da Paz. A iniciativa do projeto é do Grupo Agroecológico Craibeiras (GAC) do Centro de Ciências Agrárias da Ufal, junto com a coordenação regional da Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (Feab).

Não precisa pagar nada, nem realizar inscrição prévia. Os organizadores avisam que basta levar a própria xícara de café e, se quiser, colaborar com o lanche levando sua receita de casa. A discussão no primeiro encontro será sobre O que é Agroecologia? E vale lembrar que é aberto a qualquer pessoa interessada no assunto.

Foram convidados para o debate o professor Cícero Adriano Vieira, do Campus Arapiraca, e o doutorando em Proteção de Plantas, Fabiano Leite, que vão relatar suas experiências relacionadas à temática. Em seguida, são iniciadas discussões a partir de comentários, posicionamentos e questionamentos que, inicialmente, podem ser direcionados aos convidados.

O espaço disponibilizará café e outros lanches, sendo também aberto para a troca, preparo e degustação de comidas e bebidas diversas, de modo que seja possível valorizar a socioagrobiodiversidade e o clima de confraternização entre os participantes.

O evento tem apoio da Pró-reitoria Estudantil (Proest), direção do Centro de Ciências Agrárias, Feira Orgânica da Ufal, projeto Colhendo Bons Frutos e do Instituto Mundo Unido.

Sobre o projeto

Seguindo o mesmo modelo do projeto organizado pela Pós-Graduação em Agroecologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) em Viçosa-MG, o Café com Agroecologia é um encontro mensal, toda última quarta-feira de cada mês, que tem o objetivo de discutir e socializar questões relevantes sobre ciências, sociedade, meio ambiente e cultura, com foco principal em Agroecologia.

Dentro dessas temáticas propostas para os debates estão: reforma agrária e movimentos sociais do campo; gênero e opressão no campo (mulheres na Agroecologia, movimento LGBTT); formação profissional nas universidades; transição agroecológica dos meios de produção de alimentos; segurança alimentar e nutricional e Agroecologia; soberania alimentar e acesso ao alimento; uso de agrotóxicos na agropecuária; sistemas de produção agroecológicos de alimentos; experiências de agricultores agroecológicos de Alagoas; políticas públicas para a Agroecologia, dentre outros.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate