Adeal detecta focos do ácaro vermelho das palmeiras em Maceió

Praga reduz em até 90% a produção em coqueiros
Adeal detecta focos do ácaro vermelho das palmeiras em Maceió

Quatro equipes formadas por técnicos da Adeal e da Superintendência Federal da Agricultura em Alagoas (SFA-AL) realizam esta semana uma varredura em Maceió em buscas de focos do ácaro vermelho das palmeiras.

Focos da praga, que ataca coqueiros, deixa as folhas amareladas e pode levar a uma redução de até 90% da produção, foram detectados em alguns trechos da orla da capital alagoana.

Segundo a chefe do Núcleo de Defesa Vegetal da Adeal, Maria José Rufino, a presença do ácaro vermelho das palmeiras foi confirmada com base em análise laboratorial.

“Neste trabalho de campo, as equipes irão inspecionar propriedades e áreas públicas, a exemplo de parques, praças, ruas e avenidas da cidade, além de estabelecimentos comerciais de revenda de mudas de coqueiro e plantas ornamentais, fazendo uma análise detalhada das plantas”, afirmou Maria Rufino.

De acordo com ela, entre os dias 27 e 29 de janeiro foram realizadas inspeções em, aproximadamente, 50 áreas consideradas de riscos nos municípios de Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Passo do Camaragibe, São Luiz do Quitunde, Barra de Santo Antonio, Paripueira, Roteiro, Coruripe, Feliz Deserto, Piaçabuçu e Penedo, além de Atalaia, Santana do Mundaú, Ibateguara e União dos Palmares.

“Foi uma análise preliminar para saber se a praga estava presente nestes municípios, mas nenhum foco foi encontrado”, reforçou Maria José Rufino.

Na próxima semana, a Adeal realiza uma reunião com técnicos da Seagri, Embrapa, SFA-AL, Ufal, Ifal,Faeal, Emater, Prococo, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Maceió, Secretaria Municipal de Agricultura de Arapiraca e representantes da Cooperativa Pindorama e de cooperativas de produção de flores ornamentais para traçar um plano de ação de combate à praga. O encontro será na sede do próprio órgão.


Ascom Adeal

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate