SMS divulga remanejamento dos serviços do PAM Salgadinho

SMS divulga remanejamento dos serviços do PAM Salgadinho

Com o objetivo de minimizar os transtornos resultantes do período de reforma do PAM Salgadinho e do processo de interdição ética da unidade, que se inicia na próxima segunda-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu os ajustes necessários para que os serviços prestados pelo PAM Salgadinho continuem a ser disponibilizados à população, especialmente àqueles que dependem de tratamento contínuo ou acompanhamento permanente com médico especialista.

Convocados pela SMS, os servidores de níveis superior e médio da unidade passaram pelo processo de relotação e foram distribuídos para as demais 68 unidades do município e outros locais de atendimento, garantindo a assistência aos usuários do SUS em Maceió. Com isso, os serviços disponibilizados no PAM Salgadinho foram redirecionados e serão mantidos sem interrupções.

“Estamos trabalhando com todo o empenho para que as obras sejam executadas em ritmo acelerado e sua finalização ocorra dentro do prazo definido ou até mesmo antes disso, para que os profissionais possam retomar a rotina da unidade”, ressalta o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, que confirmou participação na reunião da diretoria do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), que discutirá a questão, no próximo dia 22.

Enquanto durarem as obras de reforma na unidade – que na primeira etapa envolvem os blocos A, B e C e têm finalização prevista para o mês de março, quando os profissionais e os serviços retornarão ao PAM – o atendimento será feito da seguinte forma: os procedimentos realizados pelo Núcleo de Colposcopia no bloco C e os da área de otorrinolaringologia, além de ultrassom ficarão concentrados no 2º Centro de Saúde, na Praça da Maravilha, no Poço.

Contando com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde, a SMS transferiu os médicos e técnicos radiologistas, cirurgiões plásticos e oftalmologistas para o HGE. E ainda dentro dessa parceria, todos os procedimentos disponibilizados pelo Centro Especializado de Reabilitação (CER) III do PAM Salgadinho foram relocados nas dependências da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), no bairro do Trapiche da Barra.

Nesse esforço de garantir a continuidade dos serviços para a população, todos os procedimentos odontológicos foram relocados para outras unidades do município e as consultas com especialistas em cirurgia geral ficarão concentradas em algumas unidades de referência – II Centro de Saúde (Poço), Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra), João Paulo II (Jacintinho), Roland Simon (Vergel do Lago), PAM Bebedouro.

Os serviços do Bloco I, que atende a portadores de HIV e Aids funcionarão em três locais. A parte de Odontologia ficará no Hospital Universitário (HU). Os outros serão divididos na Santa Mônica e Uncisal.

Além disso, os procedimentos oferecidos pelo Programa de Órtese e Prótese, serão realizados no CAPS Rostand
Silvestre, localizado na Jatiúca.

Ascom/SMS

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate