Santoro prevê agravamento da crise no semestre de 2016

Santoro prevê agravamento da crise no semestre de 2016

No final do ano passado o secretário da Fazenda de Alagoas antecipou sua previsão para a economia deste ano: a expectativa era de que o primeiro trimestre de 2016 seria pior para do que o mesmo período de 2015.

As estimativas de George Santoro estão se confirmando. Redução no consumo, redução da atividade econômica, disparada da inflação, aumento no desemprego e queda real na arrecadação de estados e municípios.

Com os dados apurados até agora e com base nas avaliações do mercado, George Santoro vai mais longe e avisa que o primeiro semestre deste ano será pior do que o do ano passado. “Tudo indica que teremos um desempenho pior na economia do país nesses primeiros seis meses do ano”, aponta.

De acordo com o secretário, os dados disponíveis até agora aponta para o agravamento da crise. “Agora só nos resta torcer para o país se recuperar no segundo semestre”, pondera.

A batalha do duodécimo

Com a perspectiva de PIB negativo, o secretário da Fazenda não vê chances de aumentar o duodécimo dos outros poderes, além dos 3,45% previstos na proposta do Orçamento: “se a situação melhorar podemos voltar a discutir mais a frente. Na situação de hoje, no entanto, é impossível. O estado não tem como dar um reajuste maior, sem o risco de atrasar o pagamento de seus compromissos, inclusive de salários”, aponta.

 EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate