Praia Viva: Prefeitura inicia implantação de lixeiras na orla

Praia Viva: Prefeitura inicia implantação de lixeiras na orla

Na manhã desta segunda-feira (15), a faixa de areia da orla marítima de Pajuçara começou a receber as novas lixeiras, que terão um importante papel na manutenção da limpeza das praias urbanas. Inicialmente, 50 equipamentos serão instalados. A medida é mais uma etapa do Projeto Praia Viva, conduzido pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal e contou com a parceria da Braskem.

Para o prefeito Rui Palmeira, estimular a limpeza e a coleta seletiva pode gerar grandes benefícios, emprego e renda, além de evitar a poluição de praias e córregos. “Estamos iniciando por Pajuçara, em seguida, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas, mas já pensando em expandir para outras áreas do nosso litoral. Para isso, estamos conversando com outros parceiros da iniciativa privada, sabendo da importância de ampliar esse trabalho”, destacou.

Além dos pronunciamentos, a solenidade teve ainda um ato simbólico de entrega das lixeiras e foi prestigiada por secretários, líderes comunitários e servidores parceiros. Cada uma delas possui dois compartimentos: um para lixo orgânico e outro para resíduos recicláveis.

“O projeto Praia Viva tem um vasto conjunto de ações como o disciplinamento, ordem, regras de uso da praia pelos ambulantes e banhistas. O projeto também tem uma conotação muito forte de proteção ao meio ambiente que está sendo fortalecido com a coleta seletiva, que será trabalhada com as lixeiras em articulação com as barracas e quiosques e cooperativas que trabalham com reciclagem”, disse o secretário de Promoção do Turismo, Jair Galvão.

Parceria

O vice-prefeito Marcelo Palmeira destacou a importância da parceria para promover mais esta ação. “Quando você disponibiliza lixeiras, você assegura a organização e limpeza de nosso cartão postal gerando bem-estar para maceioenses e turistas. A Prefeitura, por meio da Slum, realiza a limpeza diária na área da areia e no calçadão, porém a parceria com a Braskem vem somar esforços. Estivemos aqui há alguma semanas entregando equipamentos para fiscalização ambiental, também com a Braskem e agora, de limpeza urbana”, afirmou.

A Braskem foi representada pelo diretor industrial, Álvaro César. Ele destacou que a parceria com o Município tem se mostrado positiva. “O poder público tem a gestão sobre o bem público e a iniciativa privada, em seu modelo de gestão. Juntos, conseguimos realizar ações que beneficiam a comunidade, a exemplo dessas lixeiras. Isso é bom para a sociedade, bom para o turismo e para a cidade de Maceió”, declarou o diretor da empresa.

O gestor da Semptur reforça que o espaço está aberto para novas parcerias. “O projeto é coordenador pela Prefeitura, mas o convite está aberto a todas as entidades que tiverem interesse de participar. Aproveitamos para agradecer aos parceiros, em especial, à Braskem”, disse Galvão, reforçando que ações desta natureza vêm para elevar a competitividade da cidade no cenário turístico nacional.

Educação Ambiental

A Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) também participa das ações. “A Slum tem a honra de ser parceiro deste projeto iniciado pela Semptur. A colocação das lixeiras é um dos pontos, mas por trás há um trabalho vasto que inclui a educação ambiental. Nesse aspecto, é muito importante que a população assuma seu papel, sem isso, o projeto não terá o êxito esperado”, colocou Jackson Pacheco, superintendente do órgão.

A Slum já atua na orla, mas com o Praia Viva, as ações serão ampliadas. “Além das lixeiras, estamos instalando coletores para as cooperativas de catadores, gerando renda. Além disso, nossa equipe de Educação Ambiental estará orientando os banhistas para a destinação correta do lixo”, explicou Pacheco.

Frequentador assíduo da orla de Pajuçara, o preparador físico Francisco Barbosa notou a movimentação diferente e os novos equipamentos postos na faixa de areia. “Achei interessante a iniciativa partindo do órgão público para valorizar a cidade, mas a população precisa comprar a ideia e fazer a sua parte. Gostei da mediada. A Prefeitura está de parabéns”, disse.

Secom Maceió

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate