RF e Marx Beltrão apostam em novas alternativas para reabertura da Guaxuma

RF e Marx Beltrão apostam em novas alternativas para reabertura da Guaxuma

Novos caminhos estão sendo construídos no processo de reativação da Usina Guaxuma, em Coruripe. A indústria, pertencente a massa falida da Laginha Agroindustrial  SA (Grupo João Lyra)  deve ser reaberta ainda este ano.

Os entendimentos começaram no final de 2015 com um grupo da Cooperativa Pindorama, liderado por Klécio Santos. Mas nas últimas semanas o governador Renan Filho vem avaliando, junto com o desembargador Tutmés Airan, responsável no TJ/AL pelo julgamento dos processos de falência da Laginha, em novas alternativas.

Além do modelo Pindorama, estão sendo analisadas propostas para arrendamento ou venda da usina a uma grande empresas nacional ou para o arrendamento da Guaxuma a uma cooperativa de médios e grandes produtores, nos moldes do projeto que viabilizou a reativação da Usina Uruba, de Atalaia, também integrante da massa falida da Laginha.

O governador atua nas três frentes e está assegurando apoio do governo para quem apresentar a melhor proposta de viabilidade.

O deputado federal Marx Beltrão, PMDB-AL, que tem forte atuação na região de Coruripe, defende o arrendamento da usina para uma cooperativa nos moldes da Coopervales, que assumiu a operação da Uruba.

“Hoje já existe um grupo de mais de 40 grandes fornecedores dispostos a criar a cooperativa e a assumir a usina. Tenho participado das reuniões e acredito que é possível voltar a moer na Guaxuma a partir da próxima safra, ainda este ano. De início esse grupo teria como garantir mais de 500 mil toneladas de cana, com a possibilidade de dobrar a produção rapidamente, a partir do plantio de cana nas áreas da usina”, explica Marx Beltrão.

O deputado avisa que o processo de criação da nova cooperativa está avançado: “acredito que o governador dará apoio e eu vou trabalhar junto com o senador Renan Calheiros e com a bancada federal em busca de recursos para viabilizar a reabertura da usina que é fundamental para gerar empregos e movimentar a economia daquela região”, enfatiza.

Ej

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate