Herbário MAC do IMA já está aberto à visitação pública

Herbário MAC do IMA já está aberto à visitação pública

O Herbário MAC, instalado na sede do Instituto do Meio Ambiente (IMA), no bairro do Mutange, reabriu as portas ao público e está novamente recebendo estudantes das redes pública e particular de ensino para visitas guiadas ao Jardineto Botânico do Instituto.

Além do acervo composto por plantas da biodiversidade alagoana, todas desidratadas, catalogadas e identificadas, o Herbário é formado por um jardineto que reúne plantas nativas e exóticas como craibeira, ouricuri, mandacaru, pau-brasil e jequitibá.

Segundo Rosângela Lemos, chefe do Herbário, a atividade busca despertar, de forma lúdica, a consciência de crianças e jovens para a importância da conservação das plantas e manutenção dos recursos naturais. “Um de nossos objetivos é, além de oferecer conhecimento, proporcionar momentos de interação e lazer aos visitantes”, contou.

Com todos os exemplares coletados no Estado, o Herbário é uma das coleções mais importantes do Estado, com amostras representativas de todos os biomas de Alagoas. “Nele cultivamos plantas nativas e as pessoas vêm aqui em busca de atividades educacionais”, afirmou Rosângela.

No local, há também um espaço reservado à prática de compostagem e um pequeno lago com peixes ornamentais e plantas adaptadas ao ambiente aquático. As visitas são realizadas às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h, com turmas de até 30 alunos. O atendimento deve ser agendado através do e-mail herbariomac.ima@gmail.com ou pelo telefone 3315-1747.

Formigação – Durante 15 dias, a coleção esteve fechada para formigação das amostras botânicas. O procedimento faz parte da rotina de preservação do acervo. “A etapa consiste basicamente na proteção das amostras contra ataque de insetos, que podem devorar as plantas secas, e nossa coleção é nesse formato: secas, prensadas e acondicionadas em armários especiais”.

Segundo Rosângela, a formigação é realizada anualmente. “Depois de 15 dias, ainda ficamos mais uma semana retirando os restos dos venenos, recolhendo tudo que foi utilizado na operação. Mas agora já estamos abertos à visitação”, convida Rosângela.

Ascom IMA

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate