Contratação de OS para a saúde será restrita a novos serviços, avisa RF

Contratação de OS para a saúde será restrita a novos serviços, avisa RF

O governo de Alagoas vai contratar Organizações Sociais (OS) para atuar, inicialmente na área da saúde, embora a Lei Nº 7.777,  sancionada pelo governador Renan Filho no de 22 de janeiro de 2016, que “dispõe sobre o programa estadual de Organizações Sociais”, permita ao governo usar esse modelo em praticamente todas as áreas de atuação do Estado, a exemplo de Educação, assistência social e cultura.

A contratação das OS, o entanto, não será imediata. Renan Filho avisa que o modelo só será usado nas novas unidades de saúde que serão construídas pelo governo. A regra também vale para hospitais que estão praticamente desativados e que terão seus serviços ampliados – é o caso dos hospitais de Delmiro Gouveia, Porto Calvo e União dos Palmares, que fazem parte do programa de regionalização da saúde.

As OS não devem ser usadas – ao menos por enquanto – em unidades como o HGE ou Santa Mônica. Mas se o modelo for aprovado pelo governo e pela população, essa possibilidade será avaliada, no futuro.

Sobrecarregado

O governador anda preocupado com a crise na área da saúde nos municípios, o que tem aumentado fortemente a demanda de atendimento no HGE. De acordo com levantamento que Renan Filho tem em mãos, o Hospital Geral do Estado bateu todos os recordes de atendimento em 2015, o que seria reflexo do jogo de “empurra”.

Sem recursos para manter o atendimento, muitas prefeituras do interior encaminhariam os pacientes, mesmo os que não são de urgência, para o HGE.

Para reduzir a sobrecarga, Renan Filho está apressando a abertura de UPAs (as unidades são mantidas com recursos da União, estado e municípios) e outras unidades no interior. Essa semana o governador  anunciou a abertura de duas que já estão prontas há mais de um ano, mas ainda não estão funcionando.

A informação é da Agência Alagoas. Veja:http://agenciaalagoas.al.gov.br/noticias/2016/01/governador-renan-filho-anuncia-entrega-de-duas-novas-upas-em-fevereiro

 

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate