Renan surpreende e culpa Temer e o PMDB pela crise política

Renan surpreende e culpa Temer e o PMDB pela crise política

O presidente do Senado, Renan Calheiros, deu mais uma demonstração de ‘lucidez’ política nesta quarta-feira. No ‘olho do furacão’, teve a coragem de dar nomes aos bois e atribuiu a crise política – ou a menos parte dela – ao PMDB e ao vice-presidente Michel Temer.

Renan Calheiros poderia ter indicado ministros ou assegurado ampla participação no governo. Mesmo não tendo indicado ninguém, passou a agir de forma republicana no comando do Congresso Nacional, em busca de saídas para a crise econômica, que tem sido agravada pela crise política.

O esforço do senador e de outras lideranças não tem dado dos resultados esperados. Em parte, como se sabe, a crise vem se agravando pela atuação do PMDB. O partido que sempre foi considerado ‘bombeiro’ tem botado mais lenha na fogueira.

Ao se posicionar publicamente, chamando Temer e o PMDB para a responsabilidade, pode até ganhar mais alguns desafetos, mas em contrapartida força o partido a se posicionar corretamente. O PMDB é tão governo quanto o PT e tem que assumir suas responsabilidades para tirar o país do atoleiro.

As manobras a favor do impeachment podem até alimentar os desejos de poder do vice-presidente, mas estão afundando ainda mais o Brasil.

A fala de Renan Calheiros, nesta quarta feira, teve forte repercussão na impressa nacional. Veja texto da Folha de São Paulo:

No Senado, Renan responsabiliza Temer por parte da crise política

Tido como um dos principais e, ao mesmo tempo, um dos últimos aliados do governo, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), responsabilizou o vice-presidente da República Michel Temer por grande parte da crise política que assola o país.

Para Renan, o partido perdeu uma oportunidade de “qualificar sua participação no governo” porque, quando Temer assumiu a coordenação política do Planalto, no início do ano, ele se preocupou “apenas com o RH” –uma alusão direta à negociação de cargos feita pelo vice.

“O PMDB tem muita culpa. Quando foi chamado para coordenar o processo político, do governo, da coalizão, o PMDB se preocupou apenas com o RH. Eu adverti sobre isso na oportunidade”, declarou.

“O PMDB perdeu a oportunidade de qualificar sua participação no governo. O governo tem culpa, mas o PMDB também tem muita culpa com o que está acontecendo”, disse Renan, ao chegar ao Senado nesta quarta (16).

Questionado sobre a responsabilidade pela crise que o país atravessa, Renan foi explícito: “O presidente Michel é o presidente do partido. Se alguém tem responsabilidade com relação a isso, é o presidente Michel”.

Veja aqui o texto completo: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/12/1719702-no-senado-renan-responsabiliza-temer-por-parte-da-crise-politica.shtml

PMDB emite nota contestando declarações de Renan Calheiros

Veja nota do PMDB sobre as declarações do presidente do Senado:

1 – A Comissão Executiva Nacional do PMDB é órgão colegiado com plena competência para tomar decisões que preservem o partido de manobras e artimanhas que quebrem artificialmente a vontade expressa legitimamente pelas suas instâncias internas. Neste momento, os disputantes da Liderança na Câmara dos Deputados buscavam filiar deputados transitórios apenas para assinarem lista de apoio. Isto fragilizaria o PMDB. Por isso, a decisão da Executiva de evitar tais procedimentos.

_2 – É correta a afirmação de que o PMDB não tem dono. Nem coronéis. Por isso, suas decisões são baseadas no voto. O resultado apurado na reunião de hoje da Executiva foi de 15 votos a favor da resolução e dois contrários, resultado revelador de ampla maioria. Decisão, portanto, democrática e legítima.

_3 – O deputado Ulysses Guimarães foi a maior liderança do PMDB. Qualquer jovem peemedebista sabe que seu desaparecimento se deu em um acidente em Angra dos Reis, em 1992. Seu corpo repousa no fundo do mar e devemos manter o respeito à sua história e sua memória, sem evocar seu nome em discussões que em nada enobrecem seu exemplo de retidão, honestidade e decência para todo o PMDB.

Assessoria de Imprensa do PMDB

_

EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate