Hospital Geral do Estado contribui na formação de cinco mil acadêmicos por ano

Hospital Geral do Estado contribui na formação de cinco mil acadêmicos por ano

Uma média anual de cinco mil estudantes têm a contribuição do Hospital Geral do Estado (HGE) durante sua formação, nos mais variados campos do conhecimento. É o que informa o Centro de Estudos da unidade sobre os acadêmicos que atuam no hospital através de convênios firmados com faculdades de Alagoas, do Brasil e até do exterior.

Cerca de 300 estudantes percorrem os corredores do HGE com o objetivo de pôr em prática o que aprenderam na academia, com a contribuição dos profissionais da unidade hospitalar. No entanto, engana-se quem pensa que apenas existe espaço para futuros profissionais da saúde. Técnicos em segurança do trabalho e técnicos administrativos são exemplos de outras especialidades também acolhidas pelo hospital.

No caso dos estágios obrigatórios, o assessor técnico de docência, Álvaro Bulhões, informa que os ocupantes das vagas já são definidos pela própria faculdade. “Os estudantes de Medicina, por exemplo, chegam ao HGE com os encaminhamentos necessários e apresentados aos plantonistas que serão seus supervisores”, explicou.

O Centro de Estudos do maior hospital do Estado é composto por uma secretária, uma enfermeira, dois médicos, dois técnicos de enfermagem, uma psicóloga, um assistente social, além do assessor que coordena todas as atividades científicas.

“Nós organizamos os horários e todos os detalhes relevantes à formação do aluno. Sempre o estudante realiza sua tarefa sob a supervisão do profissional e nenhuma ação acontece sem a autorização do supervisor”, destacou.

Vitor Gardelha é um dos acadêmicos de medicina que está na Área Vermelha do HGE. Ele destaca que estar no maior hospital de Alagoas é de extrema importância para a sua formação profissional.

“É muito vasto a potencialidade de aprendizado. Muitas vezes terminamos vivenciando situações que não imaginávamos, adquirindo experiências além do que prevíamos. Estou no hospital desde julho e, além dos casos de trauma, já acompanhei cirurgias e realização de exames e procedimentos”, disse.

Além da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o HGE possui convênio com a Faculdade Maurício de Nassau, Centro Universitário Cesmac, Centro Universitário Tiradentes (Unit), Faculdade Estácio/FAL Alagoas e as escolas de enfermagem Santa Juliana e Santa Bárbara. “E por vezes recebemos estudantes da Paraíba e da União Europeia”, completou Bulhões.

Para 2016, o Centro de Estudos está trabalhando sério para os acadêmicos poderem aproveitar melhor toda a potencialidade de aprendizado que é oferecida pelo HGE. “Quem é estudante da área de saúde e quer realmente aprender, não existe lugar melhor em Alagoas”, observou o universitário.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate