Ao declarar voto pró-impeachment, Almeida sinaliza insatisfação com PSD

Ao declarar voto pró-impeachment, Almeida sinaliza insatisfação com PSD

Há quem diga que “uma foto fala mais que mil palavras”. De fato. A imagem vai além das declarações – especialmente na política. E mais o “retrato” precisa ser analisado pelo que está e também pelo que “não está” nele.

A foto da inauguração de um conjunto do Minha Casa Minha Vida, na quarta-feira, 9, em Rio Largo, pode explicar a declaração do deputado federal Cícero Almeida.

Recém filiado ao PSD, de Gilberto Kassab, Almeida foi o único deputado partido ausente no retrato.

Na solenidade, ao lado do ministro das Cidades, aparecem o governador Renan Filho (PMDB-AL), os dois deputados estaduais do PSD em Alagoas (Tarcísio Freire e Dudu Hollanda) e o deputado federal Marx Beltrão, PMDB-Al, que é o timoneiro político da legenda no estado, com as bênçãos do senador Renan Calheiros.

E Cícero Almeida? Talvez por mera coincidência – ou não – ele declarou na quinta-feira, 10, dia seguinte a passagem do ministro Kassab por Alagoas, que vai votar a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Nos bastidores da política, a declaração de Almeida é considerada como um gesto de insatisfação do deputado federal em relação ao seu partido. Tanto que já se especula que ele poderia mudar de legenda para concorrer a prefeitura de Maceió por outro partido.

A “foto” em questão produz mais perguntas que respostas: Almeida foi convidado? Se foi, por que não quis vir? Se não foi, estaria sendo escanteado no partido?

Placar desfavorável

Seja como for, ao se posicionar favoravelmente ao impeachment da presidente Dilma Rousseff, o deputado federal Cícero Almeida piora o “placar” no PSD a favor do ministro das Cidades.

Pelas contas de um assessor do Palácio do Planalto, dos 32 deputados do partido, apenas 14 estariam com o governo. Dirigentes do partido, no entanto, asseguram que teriam pelo menos 18 votos a favor de Dilma Rousseff numa eventual votação do impeachment.

Ainda assim, o PSD vai garantir a legenda para Almeida disputar a prefeitura de Maceió em 2016. O compromisso foi assumido pelo ministro Kassab quando Cícero decidiu se filiar ao partido, com as bênçãos do senador Renan Calheiros e de Marx Beltrão.

Quem também terá a legenda do PSD para disputar a prefeitura de Arapiraca, se quiser, será o deputado estadual Tarcísio Freire. O “comandante” político do partido no Estado, deputado federal Marx Beltrão, PMDB-AL, já avisou que vai manter os compromissos já assumidos.

Edivaldo Junior

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate