Cartão Bem Legal em Maceió já ultrapassa 44 mil usuários

Cartão Bem Legal em Maceió já ultrapassa 44 mil usuários

O Cartão Bem Legal em Maceió já é utilizado por pouco mais de 44 mil passageiros de ônibus coletivos. O meio utilizado para dar mais agilidade e segurança dentro do transporte público na cidade vem cada vez mais tendo a aderência das milhares de pessoas que utilizam o ônibus como o meio de transporte mais barato e rápido de locomoção.

“Eu tento resolver as minhas pendências indo de ônibus, pois não tenho mais a paciência de antes para usar o carro. Eu utilizava o dinheiro para pagar a passagem, mas era incômodo ter que contar as moedas na catraca. Agora adquiri o cartão eletrônico de passagem, faço as recargas pontualmente e passo de forma muito mais confortável para acomodação nos assentos dos ônibus”, disse a aposentada Ana Lima.

Para a aquisição do Cartão Bem Legal, a Transpal (Associação dos Transportadores de Passageiros de Alagoas) em parceria com a Superintendência Municipal de Transportes vem colocando postos volantes nos terminais de ônibus de bairros da capital. Até o próximo dia 10, agentes da Transpal estarão fazendo a entrega na hora do cartão nos terminais da Chã Nova e do Rosane Collor, além da Colônia de Pescadores do Trapiche da Barra. O atendimento vai das 8 às 16h.

Nos locais, também é realizado o preenchimento para a aquisição do Cartão Bem Legal Sênior, que dá o direito aos idosos acima de 65 anos a passarem gratuitamente pela catraca e se acomodarem em um dos assentos. A partir de segunda-feira (07), o posto volante para a obtenção do Cartão Bem Legal gratuito também estará no bairro de Ipioca onde ficará durante toda a semana. Depois passará pelo povoado Saúde e no bairro da Pescaria.

“Com a primeira fase de implantação da Licitação do Transporte Público Coletivo de Maceió no próximo ano, a integração temporal, aquela na qual o passageiro pode embarcar em mais de um coletivo no intervalo de 1h30 com somente uma passagem, só poderá ser feita por meio do Cartão Bem Legal”, lembra o superintendente da SMTT, Tácio Melo.

Para facilitar a recarga do Cartão Bem Legal, Maceió já conta com vários estabelecimentos comerciais nos bairros para venda (veja a lista dos locais em www.cartaobemlegal.com.br). No site, também pode ser feita a aquisição do cartão e como fazer para pegar em um dos postos do Bem Legal. A recarga também é realizada em guichês de vendas e máquinas de auto-atendimento distribuídos pelos postos do Cartão Bem Legal na Av. Buarque de Macedo (Centro), Av. Durval de Goés Monteiro (entrada do Conj. Cleto Marques Luz, Tabuleiro do Martins), Universidade Federal de Alagoas e no Terminal Integrado do Benedito Bentes.

Segurança nos coletivos

No mês de agosto, a prefeitura de Maceió fez o lançamento da campanha de segurança dentro dos ônibus coletivos urbanos. A ação visa diminuir gradativamente e a retirada total do dinheiro nas catracas dos ônibus, onde são alvos constantes de assaltantes que entram nos coletivos.

De acordo com pesquisada realizada pelas operadoras do sistema, 87% dos assaltos acontecem no embarque pala porta dianteira e antes da catraca, o que evidencia diretamente o fato dos assaltantes focarem mais o dinheiro das passagens que ficam no caixa do cobrador.

Com a campanha de segurança, a estimativa é que haja um aumento no número de passageiros com o Cartão Bem Legal até a saída total do dinheiro para uso no pagamento de passagens.


Ascom SMTT

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate